Vice-reitora profere palestra na abertura da 5º Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

10 de julho de 2025

Com o tema “Igualdade e democracia: reparação e justiça social”, foi realizada na nesta quarta-feira (9), na Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol), em João Pessoa, a Plenária de Atualização da 5º Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Paraíba (Coepir/PB). A vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Ivonildes Fonseca, foi a convidada para proferir a palestra de abertura.

A Coepir/PB foi uma realização da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e teve, entre convidados e observadores, também outros representantes da UEPB. A conferência está alinhada aos novos eixos e subeixos da 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que irá acontecer no mês de setembro de 2025, em Brasília. Os eixos são três: 1. Democracia; 2. Justiça Racial; e 3. Reparação e Justiça Social.

A professora Ivonildes relatou que a conferência realizou uma avaliação das políticas de igualdade social na Paraíba, incluindo as políticas afirmativas de ingresso universitário. “Reconhecemos avanços, mas também discutimos a vulnerabilidade de pessoas negras, indígenas, quilombolas e LGBTQIAPN+, pois, até o início do século XXI, na Paraíba, o Estado não parecia reconhecer a população negra e suas necessidades específicas”, afirmou a vice-reitora.

A docente também afirmou que fez algumas provocações durante a palestra, a fim de fomentar reflexões. “Creio que precisamos repensar alguns conceitos de herança branca, como, por exemplo, o chamado ensino ‘superior’. Se há um ensino superior, subentende-se que havia um inferior. E este ensino foi, por muito tempo, majoritariamente frequentado por homens brancos. Mais adequado seria chamar ensino universitário”, disse a professora Ivonildes Fonseca.

“Também fiz uma provocação sobre o nome da Secretaria. Por que a população negra, indígena, quilombola, etc, faria parte da ‘diversidade humana’? Como se não houvesse diversidade nos diversos reinos da natureza e até dentro da população branca”, questionou. Em suas falas, a professora afirmou se apoiar no antropólogo brasileiro, nascido na República Democrática do Congo, Kabengele Munanga, em muitos aspectos. Nesta quinta-feira (10) a vice-reitora está participando de uma atividade preparatória para a Conapir, a Conferência de Políticas para as Mulheres.

Na Coepir/PB, estiveram presentes os representantes delegados das conferências municipais, intermunicipais e regionais do estado da Paraíba, assim como pessoas convidadas, observadores e participantes, em especial da população negra, dos povos originários e comunidades tradicionais de várias regiões do estado da Paraíba.

A conferência teve como objetivo de promover o debate, a reflexão, a atualização e o encaminhamento das propostas da conferência estadual, assegurando que sejam monitoráveis e voltadas à reparação e à justiça racial no Brasil. A palestra da professora Ivonildes Fonseca foi mediada secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia de Moura Silva Barbosa.

Também participaram do evento representantes da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), bem como da Coordenadoria de Acompanhamento e Permanência da Política de Cotas na Graduação (CAPPCG) da UEPB, com o intuito de acompanhar as demandas dos segmentos participantes em relação à política de cotas de acesso aos cursos de graduação da instituição. Estiveram presentes a pró-reitora adjunta Estudantil, professora Shirleyde Alves dos Santos e os coordenadores da Política de Cotas, professor Adeilson da Silva Tavares e a professora Vaneide Lima Silva.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)