Webinário marca início das atividades comemorativas do centenário Paulo Freire na UEPB

4 de agosto de 2021

“A contribuição de Paulo Freire para a construção da Escola Pública, Popular e Democrática” é o título da webnário que marca o início das atividades comemorativas do Centenário Paulo Freire na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, no canal Rede UEPB no Youtube, com palestra da deputada federal Luíza Erundina e do professor universitário aposentado e educador popular, Alder Júlio Ferreira Calado.
O ano de 2021 é marcado pelo centenário do patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire (1921-2021). Reconhecendo a importância do seu legado e contribuição para a construção do pensamento educacional brasileiro, a Universidade instituiu a Comissão do Centenário Paulo Freire na UEPB, que integra representantes de todos os Câmpus para coordenar as ações. Oficialmente, a Portaria 6/2021 instituiu o Ano Comemorativo Paulo Freire na Instituição e autorizou a criação de uma comissão para mobilizar, apoiar, articular e mediar atividades acadêmicas e culturais, visando discutir os impactos e atualidade da obra de Paulo Freire para a educação brasileira.
A programação completa envolverá troca de saberes e apresentação de trabalhos, resultados de pesquisa ou relatos de experiências e tem como mote “A Paraíba esperançando com Paulo Freire”. Está aberto a participação de estudantes, docentes, pesquisadores, educadores populares, mestres dos povos e das comunidades tradicionais, defensores de direitos, gestores públicos e representantes dos movimentos e das organizações sociais, para refletir sobre as ações pedagógicas-culturais pautadas na perspectiva freireana.
“É movida pelo esperançar freireano que a UEPB celebra o centenário de Paulo Freire, a partir da reafirmação do seu legado”, comentou a professora e membro da Comissão Institucional do Centenário, Elizabete Carlos do Vale. Ela acrescenta que, de agosto e outubro, serão realizadas diversas atividades de caráter político, pedagógico e cultural em todos os centros de ensino da universidade. A programação contará ainda com realização de concurso literário com o tema “caminhos do esperançar freireano”; rodas de diálogos; relatos de experiências; exibição e debate de filmes e documentários que dialoguem com o referencial freireano; e produção de podcast sobre a atualidade de Paulo Freire.
A abertura do ano comemorativo “Centenário Paulo Freire na UEPB – Educação como Resistência” nesta sexta terá ilustres convidados: a assistente social formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), política de longa data e hoje deputada federal, Luiza Erundina de Sousa; e Alder Júlio Ferreira Calado, professor aposentado pela UFPB e membro do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. Como educador popular, desenvolve atividades de assessoria de formação na Paraíba, desde 1981, junto a jovens do meio popular rural e urbano.
O debate terá a participação de Elizabete Carlos do Vale, professora do Departamento de Educação do Câmpus I; e Cidoval Morais de Sousa, diretor da Editora da UEPB (EDUEPB).
Texto: Juliana Rosas