Zikamob escolhe melhores vídeos de estudantes do Ensino Médio em gincana de prevenção das arboviroses

28 de agosto de 2019

Com a perspectiva de fomentar a prevenção da dengue utilizando as redes sociais, o projeto Zikamob, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vai escolher os melhores vídeos produzidos por estudantes do Ensino Médio de Campina Grande com a temática. O projeto visa à prevenção de arboviroses por meio da realização de uma gincana com estudantes do Ensino Médio com uso de dispositivos móveis e produção de conteúdo para redes sociais.

A gincana consistiu em uma competição entre as escolas para engajar mais pessoas em atividades de prevenção de arboviroses e na separação de material reciclável para doação aos catadores, a fim de reduzir os criadouros de mosquitos na cidade. Os estudantes participantes aprenderam a inspecionar suas casas, separar resíduos sólidos para doar aos catadores para reduzir o lixo jogado nas ruas e em terrenos baldios, telar as janelas e a fazer mutirões de limpeza.

Para cada uma dessas missões, eles produziram vídeos curtos para repassar essa informação aos seus colegas, amigos, vizinhos e familiares por meio das redes sociais. Ao todo, foram produzidos mais de 170 vídeos pelos estudantes. Todo o material está disponível no canal do Zikamob no Youtube. A votação para a indicação dos melhores vídeos produzidos segue aberta até o dia 30 de agosto.

Cada escola participante selecionou um vídeo para representá-la em cada missão do Zikamob. Para votar, basta entrar na página do Facebook do projeto Zikamob e curtir as produções dos estudantes. Os três vídeos com mais curtidas para cada missão serão indicados para premiação, que acontecerá no próximo dia 12 de setembro, no Auditório do Departamento de Psicologia da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O Zikamob – Uso da aprendizagem móvel para prevenção de arboviroses é um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB, coordenado pela professora Silvana Santos, com a colaboração de pesquisadores da área de Ensino de Biologia da UEPB; do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido. A proposta tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e da Secretaria de Educação do Estado, e do Conselho Britânico.

Texto: Severino Lopes