17ª Edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB se encerra com premiação do júri e shows musicais

9 de dezembro de 2022

O último dia do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB começou pela manhã com debate entre realizadores no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e terminou à noite, no mesmo local, com a entrega dos troféus aos premiados pelo júri. Após cinco dias de intensa programação, encerrou-se na noite desta quinta-feira (8), a 17ª Edição do Festival, um dos mais importantes do Nordeste.

Durante a tarde desta quinta, houve exibições das mostras “Estalo” e “Brasil”, no Teatro Municipal Severino Cabral. À noite, também no Teatro, teve produções da mostra “Tropeiros”, continuação da “Brasil” e exibições da mostra “Longas Nacionais”. A premiação e encerramento se deu em frente ao MAPP, com a presença do público, equipe organizadora e apresentações musicais.

Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação UEPB e organizador geral do Comunicurtas, definiu esta última edição como “resistência”. “Mesmo sendo lugar comum dizer isso, podemos dizer que fomos além da resistência. Foi uma edição atípica por acontecer após o processo eleitoral e voltar a ser presencial depois de dois anos de pandemia”, comentou.

Dezenas de estudantes da UEPB atuaram como voluntários neste Comunicurtas. “Tivemos um resultado ampliado e superado. Pelo resultado estético, mas principalmente pelo resultado pedagógico. Houve mais de 80 discentes envolvidos em todo o processo do festival e vejo o fruto da dedicação deles como bastante positivo. E é isso que uma universidade almeja”, arrematou Hipólito.

A premiação do júri concedeu troféus nas mostras competitivas: “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Longas-metragens”, “Tropiqueers”, “Filmes do Mundo”, “Estalo”, “A Ideia é…”, “Tropeiros de Telejornalismo” e “Som da Serra”. Dentre as categorias premiadas se encontram melhor vídeo, direção, reportagem, direção de arte, montagem, fotografia, som, trilha sonora, roteiro, direção e filme. Algumas categorias e mostras tiveram, além de vencedor, menções honrosas.

Como já é tradicional, o Comunicurtas UEPB também concedeu o Prêmio Luiz Custódio de Folkcomunicação, que leva o nome de docente do Departamento de Comunicação da UEPB. O prêmio foi para Leandro Pedrosa, com a reportagem “Músico, luthier e artista plástico Daniel Rodrigues”.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. Confira abaixo a lista completa dos agraciados com o Prêmio do Júri do 17º Comunicurtas UEPB.

Mostra Estalo
Melhor Roteiro: O Pastor e Guerrilheiro – Josefina Trota
Melhor Direção: O Pastor e Guerrilheiro – José Eduardo Belmonte
Melhor Fotografia: O Pastor e Guerrilheiro – Bárbara Álvares