18ª edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB abre inscrições para mostras competitivas

9 de agosto de 2023

Um dos maiores festivais audiovisuais da região atinge a maior idade e com dimensão internacional. Com abordagem para “O cinema em Super 8”, a 18ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB está com inscrições abertas para as mostras competitivas. As inscrições já estão abertas e se estendem até 8 de setembro, podendo ser realizadas de forma gratuita neste endereço eletrônico.

De acordo com o edital do festival, cada responsável poderá inscrever mais de um trabalho nas mostras “Tropeiros da Borborema”, “Mostra Brasil”, “Estalo”, “Mostra A Ideia é…”; “Tropeiros de Telejornalismo”; “Mostra Som da Serra”; “Mostra Tropiqueers” e “Mostra Território e Liberdade”, além da “Mostra Cine Teia”.O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros, a Coordenação do Festival realizou um pré-lançamento na noite desta terça-feira (8) e manhã desta quarta-feira (9), para os estudantes de Jornalismo da Instituição na Central Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I.

A 18ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB será realizada no período de 14 a 17 de dezembro, em Campina Grande. As premiações acontecerão na noite do dia 17 do mesmo mês. Vitrine para os amantes da sétima arte, o Comunicurtas UEPB consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curtas e longas-metragens locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade.

A proposta é abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade à produção local/regional. O Festival também visa o reconhecimento dos profissionais do audiovisual de forma geral. O Comunicurtas UEPB é composto por palestras, workshops, debates, oficinas, mostras competitivas e não competitivas. As atividades relacionadas ao evento não acontecem apenas em Campina Grande na data do Festival. Também estão incluídos no projeto o chamado Comunicurtas Itinerante, ações que são realizadas em outras datas ao longo do ano, em municípios da Paraíba. Todas as atividades promovidas pelo Comunicurtas UEPB são gratuitas e de livre acesso.

Temática da edição 2023
A temática escolhida para este ano foi “O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições”. O cinema em Super 8 foi uma importante forma de produção cinematográfica, especialmente nas décadas de 1960 a 1980, antes do advento dos formatos de vídeo digital. O Super 8 era um formato de filme de 8mm bastante popular entre amadores e entusiastas do cinema, pois era mais acessível e fácil de usar em comparação com os formatos de 16mm e 35mm, que eram mais caros e requeriam equipamentos mais sofisticados.

No Brasil, o cinema em Super 8 também teve seu apogeu, com muitos cineastas amadores e profissionais usando esse formato para produzir curtas-metragens, filmes experimentais, documentários e até mesmo longas-metragens. Em relação à Paraíba, como em outras regiões do Brasil, o Super 8 também encontrou espaço entre os cineastas locais. Muitos entusiastas do cinema paraibanos utilizaram esse formato para registrar eventos, fazer filmes caseiros e, em alguns casos, produzir trabalhos artísticos mais elaborados.

Vitrine para os amantes do cinema, o Comunicurtas UEPB também tem o caráter pedagógico, conforme destacou o coordenador do Festival, o jornalista Hipólito Lucena, visto que a cada edição, envolve diversos estudantes que atuam em toda a logística do evento de forma efetiva. Confira o edital do Festival clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes