22º Webinário ReabilitaDOR propõe abordar questões e apresentar respostas sobre “revisão sistemática”

16 de setembro de 2022

O Programa de Extensão Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF), dos Departamentos de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), chega à 22º edição do Webinário ReabilitaDOR com a proposta de responder questões que abordem o time “revisão sistemática”. A palestra “Revisão sistemática: o que você precisa saber?”, acontece na sexta-feira (23), às 15h, e será ministrada pela professora Graziela de Luca Canto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Como tem ocorrido em todas as edições, o Webinário ReabilitaDOR será realizado de forma on-line. As inscrições são virtuais no perfil do Instagram (@extensaodoruepb), gratuitas e com direito a certificado.

Graziela de Luca Canto é graduada em Odontologia pela UFSC, completou a sua formação fazendo Mestrado em Ortodontia, na Faculdade de Odontologia de Bauru. Ela tem doutorado em Odontologia (UFSC) e pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá. Em 2020, concluiu o Global Clinical Scholars Research Training, na Harvard Medical School, em Boston.

Atualmente, dedica a sua carreira ao estudo do método de revisão sistemática e à formação de recursos humanos qualificados para pesquisa no Brasil. Tem mais de 100 artigos de revisão sistemática publicados e é autora do Revisões Sistemáticas da Literatura: Guia Prático. Coordena o Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE/UFSC, um centro de treinamento e estudos aprofundados em Revisões Sistemáticas, cuja experiência inclui a formação de mais de 600 pesquisadores.

Desde o seu princípio, o Webinário ReabilitaDOR conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Coordenação de Comunicação (CODECOM), da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Criativos e Inovadores de Campina Grande (ITCG) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). A atividade nasceu com a finalidade de se transformar em um espaço virtual para discussão de temas atuais dentro das disfunções temporomandibulares e dor orofacial, sob a perspectiva de diferentes pesquisadores que atuam nessa área.

Texto: Severino Lopes