3ª Semana Nacional e 2º Colóquio de Filosofia da Religião oferecem conferências, minicursos e GTs

2 de maio de 2024

O Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (GPFR/CNPq), realiza, entre os dias 20 e 24 de maio, a 3ª Semana Nacional de Filosofia da UEPB e o 2º Colóquio Nacional de Filosofia da Religião da Instituição.

Os eventos, segundo o coordenador do curso, professor Ramon Bolivar Cavalcanti Germano, visam fomentar o debate acadêmico, promover o diálogo e encorajar a pesquisa de professores e estudantes da área de filosofia e de filosofia da religião, em particular. As atividades têm uma proposta eclética, com conferências, minicursos e grupos de trabalho (GTs) que contemplam diversas áreas da filosofia.

As inscrições para os interessados podem ser feitas até 19 de maio e as submissões de resumos podem ser encaminhadas até dia 12 do mesmo mês. Os eventos vão debater diversos temas nas áreas temáticas dos GTs, sendo eles: Decolonialidade, Filosofia Oriental, Filosofia Africana, Filosofia dos Povos Originários, Filosofia Brasileira e Gênero.

Haverá ainda espaço para o debate em torno do Ensino de Filosofia, Estética, Filosofia da Arte e Filosofia & Literatura, Ética e Filosofia Política, Filosofia da Religião, Metafísica, Epistemologia, Lógica, Filosofias da Linguagem, Ciência e Mente.

Ao todo serão ministrados oito mini cursos on-line e presencial, abordando os temas: “Aspectos do problema do conhecimento em Descartes e Espinosa”, “Nietzsche: o ressentimento como diagnóstico da moral”, “Freud, a descoberta do inconsciente e a filosofia”; “Considerações acerca da natureza do mundo, do pensamento e da linguagem no Tractatus Logico-Philosophicus”; “Filosofias Afro-diaspóricas para descolonizar olhares”; “O problema da fundamentação moral kantiana: soluções, reflexões e perspectivas atuais”; “Introdução ao pensamento de Jean-Jacques Rousseau: uma voz sentimental entre a filosofia, a literatura e a educação” e “Platão: a crença (dóxa) como intermédio entre “o que é” e o que “não é”.

Inscrições e outras informações no site do evento.

Texto: Severino Lopes