3º edição da Revista Digital Meio Século é lançada e conta mais uma parte dos 50 anos do curso de Jornalismo

25 de junho de 2023

O projeto Meio Século, oriundo da disciplina de Laboratório de Jornalismo Digital, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lançou a 3° edição da revista na noite da quarta-feira (21). A solenidade de lançamento aconteceu ne Central de Integração Acadêmica, o Câmpus de Bodocongó. Sob supervisão da professora Rackel Cardoso, os estudantes do 6º período produziram conteúdos para diferentes plataformas, registrando a trajetória dos 50 anos do curso de Jornalismo da Instituição.

O evento contou com a presença de discentes e egressos, além de professores e representantes da graduação na Universidade. Durante a cerimônia, foi lançada a versão digital da revista Meio Século e o documentário “Eu faço parte dessa história”, desenvolvido pelos estudantes e que pode ser acessado AQUI.

A publicação foi apresentada ao público pelos estudantes e pela professora Rackel Cardoso. Emocionada, a docente falou sobre os desafios da construção do conteúdo e da gratificação de estar envolvida em um projeto capaz de envolver ainda mais os graduandos, ao norteá-los nos primeiros passos da carreira profissional. Como parte das atividades propostas pela disciplina, também foram produzidos conteúdos de podcasts, site e conteúdos para as redes sociais possibilitando que todos estivessem envolvidos e alcançando diferentes públicos.

“Era para ser somente uma nota para a disciplina, mas tornou-se algo grande graças aos estudantes. Cada detalhe do projeto é pensado e realizado por eles, desde as produções ao lançamento de cada edição. É um prazer imenso ver que eles começaram a cadeira como estudantes e saem como profissionais. Eu parabenizo a todos que fizeram parte do projeto”, disse.

Prestigiando o evento de lançamento esteve o pró-reitor de Cultura, José Cristovão de Andrade, representando a reitora Célia Regina Diniz; e professores do Departamento de Comunicação (DECOM), Orlando Ângelo, Luís Adriano, Roberto Faustino e a professora Salete Vidal, além de demais docentes e servidores do DECOM.

Eric Gomes fez parte da segunda edição do projeto Meio Século, esteve presente na cerimônia, onde relatou brevemente sobre as experiências no projeto e a participação no 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. “Foi uma honra participar de um projeto como esse. Fiz parte da diagramação e produzi alguns textos que estão na segunda edição da revista. Estou tendo o prazer de representar as primeiras edições da revista no Intercom, estou prestigiando a história do nosso curso e a nossa instituição. Dentro da categoria que submetemos ao Intercom, ficamos entre os cinco selecionados do Nordeste, então, estamos na torcida de chegar na etapa Nacional com o projeto”, disse.

O curso de Jornalismo da UEPB completará 50 anos em outubro deste ano, mas desde o primeiro semestre de 2022, por meio deste projeto, vem sendo celebrado através das produções dos estudantes que são parte dessa história. A jornalista Luciellen Lima é fruto da graduação e teve sua história registrada pelo Meio Século através de um texto em formato de perfil na revista, ganhando destaque na capa da edição. Ela relatou como o curso impactou em sua vida. “Durante a graduação tive experiências, relações e afetos que repercutem até hoje positivamente na minha personalidade, no meu lado profissional e pessoal. Além disso, tive a oportunidade de trabalhar no curso como servidora e também como professora substituta. Hoje lido com os estagiários do curso que fazem estágio na Coordenadoria de Comunicação da UEPB, onde trabalho atualmente. Troco experiências, ensino e aprendo todos os dias. Por tudo isso, o curso de Jornalismo é algo muito importante para a minha vida”, declarou.

Durante a cerimônia também foi anunciado o lançamento do e-book que deve acontecer no próximo semestre, um compilado de perfis dos jornalistas que formaram-se na UEPB e sua contribuição no jornalismo. Essa parte da produção foi realizada entre as duas turmas da professora Rackel, os estudantes da disciplina em parceria com os discentes do Laboratório de Jornalismo Digital produziram a diagramação da revista digital e do livro digital nesta edição.

Os estudantes falaram sobre o processo de construção e como projetos assim, aumentam o engajamento no mercado de trabalho, dando ainda mais fôlego para seguir na profissão. Emanuelly Lucena, esteve na equipe de edição do documentário e relatou como isso foi importante na sua trajetória. “O projeto me trouxe fôlego novamente para ir até o fim do curso, e entender que sim, eu estou me tornando uma boa jornalista. Foi de grande valia participar do Meio Século pois trouxe experiências que não tinha vivido ainda. Me senti realmente pertencente ao curso e a tudo aquilo que ele proporciona aos alunos. A Meio Século marcou a minha jornada dentro da UEPB, aprendi muito com a orientação da Rackel e vou levar os ensinamentos durante a minha jornada dentro e fora da UEPB”, destacou.

Para conhecer mais sobre a revista, os conteúdos das outras plataformas estão disponíveis no link da Bio no Instagram do projeto (@omeioseculo).

Texto: Litália Barros
Fotos: Gabryele Martins