6ª edição do Festival de Artes e Participação Social da UEPB será realizada nesta quarta e quinta-feira

27 de setembro de 2022

Com o tema “Fome de quê?”, será realizada nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a 6ª edição do Festival de Artes e Participação Social (Farpas). O evento, consolida-se no calendário institucional como uma oportunidade de possibilitar a reflexão sobre temas importantes do ponto de vista social, político e cultural.

Nesta edição serão realizadas oficinas de fotografia, danças urbanas, produção de conteúdo para o Instagram, clown, graffiti; rodas de conversa sobre a importância do processo eleitoral, do voto, a escravidão na Paraíba; apresentações culturais da Banda Oxalá Trio, Gatunas e Traça de Arquivo, dentre outras atividades com a perspectiva de possibilitar o diálogo e a reflexão sobre temáticas relevantes do ponto de vista sociocultural e política. Durante o evento também será realizada uma sessão do Cineclube Câmpus V, a produção de painéis em graffiti e em Lambe-lambe, exposição de livros e arrecadação de alimentos não-perecíveis.

De acordo com o fundador do Farpas, professor Henrique França, o evento, que acontece todos os anos desde 2017, tendo ocorrido nos três primeiros anos de forma presencial, e em 2020 e 2021 de forma remota, retoma as atividades presenciais com a mesma perspectiva de utilizar a arte como canal para dialogar com os jovens.

“O Farpas é feito de troca de olhares, interação, então essa retomada de forma presencial é fundamental. E escolhemos esse tema [Fome de quê?] pra lembrar não apenas o fato de que o Brasil voltou para o mapa da fome, infelizmente, então vamos falar da fome física, que é processo doloroso, mas, além dessa fome de alimento, queremos falar de fome de arte, democracia, de respeito, emancipação, de valorização à mulher, de diversidade, de educação pública de qualidade, de moradia digna, de respeito à diversidade, de tolerância. Que possamos pensar em caminhos para nos alimentar disso”, explica o professor Henrique França.

A equipe do Farpas, em parceria com os projetos Saciar e Mobilização, inclusão e formação de catadores, está realizando uma Campanha de Arrecadação de Alimentos até o dia 29 de setembro, com o objetivo de receber doações de cestas básicas, assim como frutas, verduras e outros alimentos. As cestas serão para famílias de catadores do Acordo Verde e os alimentos mais perecíveis serão transformados em refeição produzida e distribuída pelo Projeto Saciar.

O FARPAS é uma ação do projeto “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, cadastrado junto à Pro-Reitoria de Extensão da UEPB como parte do Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”. Esta iniciativa também integra o Centro de Estudos Avançados de Políticas Públicas – o CEAPPG e possui parceria com o Projeto Cineclube Câmpus V.

As inscrições nas atividades da 6ª edição do Farpas serão realizadas na própria UEPB e nas escolas convidadas a participar da programação. Confira a grade de atividades clicando AQUI.

Texto: Juliana Marques