7ª edição do Encontro de Matemática Pura e Aplicada chega ao fim com número recorde de participantes

30 de junho de 2023

Já que o assunto é matemática, alguns números: quase 500 participantes, 30 palestras, 50 apresentações de pôsteres, além de plenárias, oficinas e minicursos. Assim, encerrou-se na tarde desta sexta-feira (30), o 7º Encontro de Matemática Pura e Aplicada (EMPA), evento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O encontro aconteceu de 27 a 30 de junho, com atividades na Central de Integração Acadêmica e no Auditório de Psicologia, Campus I, em Bodocongó.

O professor Gustavo Araújo, do Departamento de Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e coordenador da Comissão Organizadora do evento, surpreendeu-se com os números – os maiores dentre as sete edições do evento – e avaliou o EMPA 2023 de forma bastante positiva. O docente afirmou que o evento sempre acontece em junho, uma forma de atrair as pessoas de fora e dar-lhes a oportunidade de conhecer uma das maiores manifestações culturais do estado – o São João de Campina Grande.

Diversidade
A área de Exatas, incluindo o curso de Matemática, possui o histórico de ter mais estudantes do sexo masculino. Sobre isso, o professor Gustavo comentou que tem observado incentivos e ações nacionais para atrair mais mulheres, além de pessoas negras. Ele também relatou que toda a comissão científica do EMPA é composta por mulheres – uma ação proposital, porém, considerando, sobretudo, a excelência das profissionais.

A Comissão Organizadora também teve atenção à diversidade. Além de tentar manter a participação de mulheres em torno de 50%, houve a preocupação em trazer pesquisadores de todas as regiões. “Infelizmente, por questão de orçamento, não conseguimos trazer pesquisadores da região Norte. Porém, temos participantes de lá e palestrantes de todas as regiões brasileiras”, afirmou Gustavo Araújo.

Um palestrante ilustre foi o professor Ledo Vaccaro Machado, que se tornou popular com suas aulas no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio, realizado há mais de 30 anos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Mesmo reconhecendo algumas limitações, o maior ponto positivo que ele aponta na difusão da Matemática em redes sociais é o alcance. O interesse dos jovens em equações e o grande número de visualizações de seus vídeos lhe causaram imensa surpresa.

Encerramento
A tarde de encerramento do evento contou com duas palestras. A primeira foi a da professora Carmen Mathias, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua fala, a pesquisadora tratou especialmente do GeoGebra, um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. A professora também ministrou uma oficina com esta temática, mais especificamente mostrando a relação entre geometria e impressão 3D.

A segunda palestra da tarde foi com o professor João Coelho, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que dissertou sobre critérios de divisibilidade. A plenária de encerramento foi presidida pelo professor de Programa de Pós-graduação em Matemática da Universidade de São Paulo (USP), Orlando Juriaans.

O EMPA é um evento que tem como objetivo promover o intercâmbio científico entre estudantes e pesquisadores ativos do estado da Paraíba e de outros estados do Brasil, incentivando, desta forma, o envolvimento de estudantes e professores de Matemática e Áreas Afins a participarem de atividades que venham a contribuir para a melhoria de sua qualificação, formação científica e profissional.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Juliana Rosas e Myllena dos Santos (Divulgação)