Abertas as inscrições para pré-seleção de estudantes para estágio na Secretaria do MERCOSUL

30 de abril de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e do Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG), abriu inscrições para a pré-seleção de estudantes que tenham interesse em participar de um período de estágio junto à Secretaria do MERCOSUL.

O Programa de Estágios da Secretaria do MERCOSUL 2024 (PESM) é destinado a estudantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação nas de instituições acadêmicas com Acordo de Cooperação formalizado com a instituição.

As inscrições podem ser realizadas até 19 de maio, neste link. Conforme requisitos estabelecidos, é necessário estar matriculado(a), ao menos, no 4º período no momento da inscrição; possuir conhecimento operacional em Língua Espanhola; estar ciente de que estágio não é remunerado e todas as despesas associadas ao programa, inclusive de viagem, hospedagem, serão por conta do participante; dentre outros. O estágio terá duração máxima de seis meses.

O programa oferece oito vagas nas seguintes áreas: Setor de Assessoria Técnica (2), Setor de Normativa e Documentação – SND – Área de Normativa (1), Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação – STIC (1), Unidade de Comunicação e Informação do MERCOSUL – UCIM (2) e Unidade Técnica FOCEM – UTF (2)

A UEPB, a por meio das ações desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Políticas Públicas e Governança (CEAPPG), em julho de 2022, firmou Convênio com a Secretaria do MERCOSUL e está entre as poucas instituições no Brasil que podem ofertar a oportunidade de capacitação, pesquisa e aquisição de experiência, em um órgão do MERCOSUL, com sede em Montevidéu.

Os discentes pré-selecionados serão indicados para que participem de uma segunda etapa, promovida pelo próprio MERCOSUL, a qual definirá os aprovados. Outras informações podem ser obtidas via e-mail cori@gsuite.uepb.edu.br, ou através dos perfis da CoRI no Facebook e Instagram.

Confira abaixo os documentos.
Critérios gerais