Abertas inscrições para o 2º Encontro Integrado sobre o Transtorno do Espectro Autista da UEPB
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizará, no dia 13 de maio, no Auditório III da Central Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I, em Campina Grande, o 2º Encontro Integrado sobre o Transtorno do Espectro Autista da UEPB (EITEA), que nesta edição abordará os desafios e as estratégias para a inclusão dos autistas em ambientes educacionais.
As inscrições são gratuitas, abertas não apenas a estudantes, professores(as) e técnicos(as) administrativos(as), mas também ao público externo interessado, e podem ser efetuadas por meio do preenchimento de um formulário on-line, neste LINK.
A programação será distribuída entre os três turnos, iniciando com a mesa-redonda “Discutindo o currículo das licenciaturas frente às necessidades dos estudantes com TEA no Ensino Superior”, no horário das 9h às 11h, sendo ministrada pelos professores Eduardo Gomes Onofre e Livânia Beltrão Tavares.
Em seguida, das 14h às 17h, haverá a oficina “Circuito motor e as estratégias para promover o desenvolvimento de alunos autistas, usando os movimentos do corpo”, com o professor Arthur Ferreira.
Encerrando o encontro, a mesa-redonda “Estratégias e recursos educacionais eficazes na educação dos alunos autistas”, será ministrada das 19h às 20h30, pelos professores Luzia Débora Feitosa de Lima Barbosa e Valdenice Elaine dos Santos Clementino.
Conscientização sobre o autismo
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, que surgem na infância e acompanham a pessoa durante a vida adulta. A sua compreensão é a chave para combater o preconceito e promover o empoderamento de pessoas autistas que apresentam apenas uma forma diferente de pensar, agir e encarar o mundo.
Com este evento, a coordenação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPB busca não apenas ampliar o conhecimento sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas compartilhar estudos e informações de qualidade e discutir formas de abordá-lo dentro do ambiente educacional.
Texto: Giuliana Rodrigues