Às margens do Açude Velho: bloco da Cinquentinha atrai foliões ao Museu de Arte Popular da Paraíba

9 de fevereiro de 2024

Nesta quarta-feira (7), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) foi palco da 9ª edição do Bloco da Cinquentinha, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Muito confete, alegria e serpentina deram o tom do evento, chamando a atenção daqueles que costumam caminhar pelo Açude Velho, ao final da tarde.

O Museu, inclusive, ganhou uma “roupa” adequada à festa, pois foi realizada nas estruturas circulares de concreto e vidro, os já famosos “pandeiros”, uma projeção viabilizada pela Coordenadoria de Comunicação (Codecom), por meio da equipe da TV UEPB, alusiva ao tópico abordado pelo Bloco em 2024: ‘Um Voo Pela Paz’. Em sua essência, a escolha do tema referencia a centenária obra nordestina “O Pavão Misterioso”, que estampava o estandarte deste ano, primorosamente pintado à mão pela artesã Corrinha dos Bonecos. A camisa do Bloco também trouxe o majestoso Pavão, numa ilustração feita pelo artista gráfico Jô Oliveira.

Presentes à iniciativa estavam o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; o diretor do MAPP e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva; o pró-reitor de Gestão Administrativa (PROAD), professor Ricardo Soares; a diretora do Centro Artístico Cultural, Patrícia Lucena; o coordenador da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), professor Mano Oliveira; a professora da UAMA, Glauce Jácome; e a coordenadora do projeto cultural “Zabumba Lá”, professora Goretti Sampaio. Ainda compunham o público, entre outros, a idealizadora do Bloco da Saudade e do Festival de Inverno, Eneida Agra Maracajá; o diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa; e a poetisa Aparecida Pinto.

A apresentação do Bloco coube ao servidor da PROCULT, Aberto Alves. A programação era musicalmente variada, contendo, por exemplo, o Trio Forrozão Xaxado, o Grupo Chorata, Samba Show, Maracagrande e os músicos Gabriel Couto, João Calixto e Felipe Souza. Além disso, componentes do Grupo de Teatro Heureca fizeram a diferença no evento, conferindo mais diversão à iniciativa.

“Iniciativa bonita”
Moradora de Campina há 50 anos, a aposentada Maria das Dores Bezerra dos Santos, precisa fazer regularmente exercícios físicos, em decorrência de um quadro de saúde que inspira cuidados: tem pressão alta e diabetes. A rotina de atividades de Maria começa pontualmente às 17h, no Açude Velho. Acompanhada pela filha, ela contou que, até então, não conhecia o Bloco da UEPB. “Achei tão bonita essa iniciativa da Universidade, porque é aberta, não é só para a Instituição. Tudo muito organizado, tranquilo… Estávamos passando, ouvimos a música, vimos as cadeiras e já fomos sentando para assistir aos shows, mas ficamos com medo que fosse um evento pago”, disse ela, sorrindo.

Acerca disso, o pró-reitor de Cultura enfatizou que “o Cinquentinha é um presente da UEPB para a cidade”. “Mais uma vez nos unimos para que essa celebração acontecesse e nossa felicidade é enorme por todos que participaram”, apontou Andrade.

Idealizador do Bloco em 2016, quando era pró-reitor adjunto de Cultura, o professor José Benjamim Pereira Filho externou sua satisfação por mais um ano de execução exitosa do Cinquentinha. “Deixo meu agradecimento a cada um que ajudou direta ou indiretamente o Bloco. Este ano marca uma resistência histórica, da rica vontade de promover o que há de melhor na cultura da UEPB”, assinalou.

O Bloco da Cinquentinha é parte da agenda do Carnaval oficial da Rainha da Borborema, integrando o projeto Campina Folia, da Prefeitura Municipal. Entre os apoiadores da atividade, nesta edição, estão a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB) e o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB/UEPB). A Comissão Organizadora do Bloco agradece, ainda, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) da PMCG e à Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Paizinha Lemos