Aula magna dos cursos de licenciatura na modalidade a distância reúne estudantes de 11 polos paraibanos

17 de abril de 2023

Neste sábado (15), o Auditório de Psicologia, no Câmpus I em Campina Grande, recebeu cerca 150 alunos, professores e convidados para a aula inaugural dos cursos de licenciatura na modalidade a distância, um convênio entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES/PB).

O início das atividades contou com a presença da reitora, professora Celia Regina Diniz; com a pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), professora Vaneide Lima Silva; com o secretário da SECTIES, professor Cláudio Benedito Silva Furtado; com a professora Ruth Silveira, coordenadora de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); com a pró-reitora adjunta da Pró-Reitoria de Graduação, professora Vagda Gutemberg; com o professor José Arlindo de Aguiar Filho, diretor do Centro de Educação (CEDUC); e com a professora Soraya Maria Barros de Almeida Brandão, coordenadora do curso de Pedagogia na modalidade presencial e a distância.

A fala inicial foi da professora Vaneide Lima que deu às boas-vindas aos estudantes que vieram em caravana de todas as regiões do Estado, desejando a todos novos conhecimentos e amizades com todos que fazem parte da UEPB. Na sequência, a reitora Célia Regina reforçou a parceria que sua gestão vem mantendo com o Governo do Estado, visando sempre a formação de qualidade dos profissionais da educação da Paraíba.

O convênio atenderá nesta primeira fase um total de 1.500 estudantes matriculados nos cursos de Pedagogia, História, Filosofia e Letras Português Espanhol, com previsão de uma nova entrada de mais 500 professores da Rede Municipal e Estadual, conforme fala do secretário Cláudio Furtado, que ainda engrandeceu as parcerias que vem mantendo com a UEPB nos últimos anos, agradecendo e desejando aos presentes e os internautas bons estudos.

Na sequência, a professora Soraya Brandão proferiu a palestra “Formação de Profissionais da Educação em Cursos de Licenciatura, na modalidade a distância”, focando sua fala na disciplina e na autonomia dos estudantes para organizar seus estudos, bem como ressaltando a importância da modalidade a distância na formação e capacitação de profissionais em serviço que queiram ter uma nova graduação.

O evento contou ainda com a presença de representantes da 3ª Regional de Ensino, coordenadores e professores dos cursos, pró-reitores, equipe da PROEAD, tutores e alunos de João Pessoa, Campina Grande, Monteiro, Guarabira, São Bento, Pombal, Itaporanga, Livramento, Itabaina, Picuí e Piancó, onde os cursos estão sendo oferecidos pela UEPB.

As aulas serão ministradas aos sábados, no período da manhã, através da plataforma StreamYard. Os estudantes devem ter atenção para as informações postadas na plataforma de ensino Moodle e no e-mail de contato. Durante o evento, que foi transmitido pelo canal Rede UEPB no YouTube, o público total de espectadores chegou 1.140 internautas simultâneos.

Texto: Carol Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos