Auxílio Conectividade: estudantes falam sobre a importância da iniciativa para a continuidade da formação

25 de agosto de 2021

Um dos maiores desafios institucionais para uma Universidade no meio de uma pandemia é gerenciar de forma sensata os recursos e garantir que os estudantes sofram o menor impacto possível. Com esse pensamento, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu junto à Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) um projeto de assistência durante esse período de crise sanitária, tendo por meta atingir um número significativo de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A medida beneficiou a partir de uma ajuda de custo mensal para aquisição de serviços de internet, como também na compra de equipamentos para o auxílio nas aulas remotas. Esta ação garantiu a inclusão digital e o sucesso no desenvolvimento das atividades remotas na UEPB.

O Auxílio Conectividade foi criado no planejamento da Universidade para o início das aulas de forma remota, em julho de 2020, com a proposta inicial de atender cinco mil estudantes, divididos entre os câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. A iniciativa está dividida em duas modalidades: auxílio conectividade acesso à internet em caráter emergencial, que concede ao estudante uma bolsa mensal no valor de R$ 100 pelo período equivalente à duração das atividades de forma remota; e aquisição de equipamento, em que o estudante recebe em cota única uma bolsa no valor de R$ 1 mil para a compra de aparelhos adequados para o uso nas atividades acadêmicas.

Segundo dados da PROEST publicados em setembro de 2020 já foram contemplados 2.279 estudantes na modalidade acesso à internet e 2.648 estudantes na modalidade de aquisição de equipamentos. Os valores investidos com a implementação do auxílio giram em torno de R$ 3,5 milhões, provenientes de recursos do tesouro estadual e valores que, por conta da pandemia, estão sendo economizados, tais como as verbas destinadas à aquisição de aparelhos de climatização que, momentaneamente, não serão utilizados. Até o momento já foram lançados três editais que totalizam cerca de 4.927 estudantes assistidos pelo programa.

A iniciativa, pioneira no auxílio aos discentes de ensino universitário na Paraíba, e umas das primeiras também no Brasil, tem sido apontada por estudantes como uma ação de extrema importância para a continuidade da graduação, visto que muitos discentes foram atingidos economicamente pelos impactos da pandemia. Para a estudante do curso de Jornalismo, do Câmpus I, Alanne Souza, que é atendida pelo Auxílio Conectividade acesso à internet, a iniciativa foi importante para a continuidade da graduação, uma vez que, no início da pandemia a mesma estava desempregada e recebia apenas uma bolsa de monitoria que a própria UEPB disponibiliza e, devido às dificuldades que encontrou, pensou em trancar o curso.

“Com certeza essa foi uma atitude precursora para ajudar os alunos. Foi um fator importantíssimo para que eu continuasse a minha graduação e estivesse hoje finalizando nesse período. Parabenizo a UEPB por essa iniciativa e deixo minha gratidão. Foi uma atitude que ajudou muito e se hoje finalizo foi graças ao auxilio”, destaca Alanne.

A estudante do curso de Serviço Social, também do câmpus I, Patrícia Guedes, atendida pelo auxílio conectividade acesso à internet, evidencia a relevância dessa iniciativa para o acompanhamento das atividades acadêmicas. “O auxílio conectividade foi uma coisa maravilhosa, uma atitude muito plausível da UEPB que é de suma importância, pois nem todos têm condições financeiras de ter internet e esse auxílio permite que a gente possa assistir às aulas em formato remoto”, avalia.

Já Ana Claúdia Barbosa, estudante de Serviço Social, que foi contemplada nas duas modalidades do auxílio, tendo em vista que ela não possuía internet em casa e nem equipamento para acompanhamento das aulas, a ação evita o deslocamento para a casa de parentes com a finalidade de utilizar a internet e pedir equipamento emprestado para acompanhar as aulas. Devido aos empecilhos enfrentados antes de ser contemplada com o benefício, a estudante pensou em trancar o curso, mas viu no auxílio à solução de sua dificuldade.

“Entrar na Universidade pra mim é e sempre foi algo muito importante. E quando a UEPB teve essa iniciativa de contemplar os estudantes com os auxílios, eu não pensei duas vezes. Hoje eu possuo internet na minha casa e consigo realizar todos os meus trabalhos com meu próprio notebook. Então é muito válido ressaltar aqui o quão importante foi à iniciativa que a UEPB teve”, destaca Ana Cláudia.

Dentre as ações que a UEPB desenvolve em prol de seu corpo discente, a implantação dos auxílios tem sido reconhecida pela classe estudantil como uma das mais importantes, por garantir a permanência deles na Universidade e na realização do sonho da conclusão do curso.

Texto: Shyrlaine Elpídio (Estagiária)
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal