Câmpus de João Pessoa divulga programação alusiva aos 17 anos de fundação com lançamento de campanha

24 de agosto de 2023

Com 17 anos de funcionamento, o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, na segunda-feira (28), algumas atividades que celebram o aniversário de fundação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) e são destinadas a toda a comunidade acadêmica. Dentre estas ações, está a mesa “Gentileza e paz: onde se encontram”, que será realizada no dia 28, às 9 e às 19h, no hall do bloco de salas de aula do CCBSA onde também será montado um stand do projeto de extensão “Rede de produção e adaptação de materiais informacionais na Biblioteca do Câmpus V por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão em Ambientes das Bibliotecas da UEPB”.

Integra a programação de aniversário do CCBSA a oficina “Vlex: base de dados na área de Direito”, que será realizada no dia 28, das 8h às 9h, no Laboratório de Informática do curso de Arquivologia, tendo como ministrante o gestor de conteúdo da Vlex, Leonardo Oliveira. Esta ação é promovida pela Biblioteca Afonso Pereira e busca oferecer um aperfeiçoamento na mais nova Base de Dados jurídicos adquirida pela UEPB que reúne 1.500 títulos de livros e revistas, jurisprudências, legislações, doutrinas, decisões administrativas, dentre outros documentos. Os interessados em participar da atividade devem acessar o formulário eletrônico para realizar a inscrição.

Além desta ação, o Farpas deve realizar, a partir das 8h, uma versão do Drops Farpas, com a oficina FarpasZine, que será ministrada pelo professor Vancarder Brito. Os integrantes vão produzir um fanzine (contração de fanatic e magazine, trata-se de uma publicação feita por pessoas em um determinado tema em comum) e a atividade deve ser realizada em um espaço aberto, para que as pessoas possam acompanhar a oficina. Das 11 às 12h haverá uma apresentação com o músico Beto Tavares.

Sua gentileza contagia
Diante de um cenário global de propagação de uma cultura de ódio e cancelamento, a partir de uma articulação entre Direção do CCBSA, Núcleo de Design e Tecnologia da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Projeto Universidade em Ação (PUA), Projeto Farpas e Centros Acadêmicos do Câmpus V, foi idealizada uma campanha que busca propagar na UEPB os conceitos e fundamentos práticos de uma cultura de paz e comunicação não-violenta para ser a base das relações a serem estabelecidas na Instituição.

A partir disso, com o suporte teórico da equipe do PUA e o envolvimento de estudantes, técnicos e docentes, a CODECOM pôde criar a campanha “Sua gentileza contagia” que pretende, em várias etapas, apresentar os conceitos de cultura de paz e comunicação não-violenta, e disseminar, pelas plataformas sociais, rodas de conversa, exibição de filmes, oficinas e eventos culturais, dentre outras intervenções, condutas que consolidem na instituição um contexto no qual as relações sejam amparadas pelo respeito, diálogo e gentileza.

A roda de conversa de aniversário do CCBSA marca o início oficial desta campanha cujas ações estão sendo idealizadas para atingir o máximo de pessoas da comunidade acadêmica da UEPB e externas à Instituição.

17 anos do Câmpus V

Com 17 anos desde a aula inaugural, em 28 de agosto de 2006, o Câmpus V da UEPB, instalado em João Pessoa, inicialmente denominado Ministro Alcides Carneiro, atualmente chamado de José Lins do Rego, passou por diversas instalações e enfrentou desafios para consolidar os cursos de bacharelado em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, implantados nessa fase inicial e, a partir de 2009, a pós-graduação em Relações Internacionais.

Recentemente, foram incorporados ao CCBSA a licenciatura em Ciências Biológicas e os cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) do Governo do Estado da Paraíba, integrados ao programa “Limite do Visível”. Além disso, foi aprovado o Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ), uma iniciativa oferecida de forma associativa com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no qual a UEPB é a concedente, que deve lançar o primeiro edital no primeiro semestre de 2024.

Desde sua criação e ao longo de toda sua história, o Câmpus V vem cumprindo seu papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Nessa esfera da educação superior, o CCBSA tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.

Texto: Juliana Marques
Artes: J. César