Câmpus de João Pessoa realiza programação de acolhida aos calouros do semestre letivo 2023.1

21 de março de 2023

Mesas de diálogo, palestras e uma visita guiada foram as atividades programadas, a partir desta segunda-feira (20), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para recepcionar os calouros do período letivo 2023/1.

Nesta segunda, às 9h, foi realizada uma mesa com a presença da diretora do CCBSA, professora Martha Simone; do assessor da pró-reitoria de Extensão, Aldo Branquinho; do coordenador adjunto de Arquivologia, Ramsés Nunes; da coordenadora do Bacharelado e da Licenciatura em Ciências Biológicas, Brigida Lucena; da coordenadora da graduação em Relações Internacionais, professora Luíza Rosa Lima; e da coordenadora do Núcleo de Línguas, Kariny Dias.

Após a mesa, na qual os coordenadores puderam apresentar os diversos setores, projetos e ações desenvolvidas na UEPB, os calouros participaram de uma visita guiada pelas instalações do CCBSA. No turno da noite, a mesa com a Direção do Centro e Coordenações dos cursos foi realizada para os calouros deste horário.

Relações Internacionais
O Curso de Relações Internacionais realiza de 22 a 24 de março, no Auditório Pioneiros, um Seminário para marcar o início do semestre letivo 2023.1, sob o título “Os Dilemas da Democracia”. A palestra de abertura, com o tema “Brasil e China: para além da economia”, será realizada na quarta-feira (22), às 9h30, ministrada pelo professor Henrique Altemani, que é pesquisador associado sênior do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. No turno da noite, a partir das 19h, com transmissão direta do Rio de Janeiro, a professora Marta Fernández, doutora da PUC-RJ e presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais, tratará do tema “Até quando os corpos seguirão se empilhando? Por apostas decoloniais na vida”. Após a palestra ocorrerá um debate.

Na quinta-feira (23), a partir das 9h, será realizado um bate papo sobre o curso de Relações Internacionais, com a Coordenação do curso e professores para dialogar sobre o Projeto Pedagógico, apresentar os professores e as dinâmicas administrativas. No turno da noite, a partir das 19h, será realizada a mesa “Democracia no Brasil – balanços e perspectivas”, com o procurador da República (Ministério Público Federal) José Godoy e a deputada estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Cida Ramos.

O encerramento do evento ocorrerá a sexta-feira (24), às 9h, com a presença do coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Lucena. Na oportunidade o docente apresentará a temática “Tecnologia, Sociedade e Convergência: a lente digital” e, logo após, tratará da “Internacionalização da UEPB: possibilidades de mobilidade internacional”.

Texto e fotos: Juliana Marques