Câmpus de Lagoa Seca completa 61 anos de contribuição ao desenvolvimento da agricultura familiar na região

25 de outubro de 2023

Um Câmpus que incentiva a agricultura familiar, a produção de alimentos com sustentabilidade e economicamente correta, além de valorizar os filhos de agricultores e contribui para o desenvolvimento da região. Dessa forma, a Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Lagoa Seca, está completando 61 anos.

O Centro nasceu a partir da implantação da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), em 20 de outubro de 1962, a partir do espírito visionário de um grupo de empresários do setor rural e posteriormente integrada à então Universidade Regional do Nordeste (URNE). Assim, vem contribuído de forma significante para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. Isso porque, a maioria dos estudantes do Câmpus II matriculados nos cursos de graduação e técnico, são filhos e filhas de agricultoras e levam os conhecimentos da academia para impulsionar o setor e gerar toda uma cadeia produtiva.

O Câmpus II tem dado relevante contribuição para impulsionar o desenvolvimento do Brejo paraibano, estimulando a agricultura familiar, especialmente com formação de qualidade, em que 30% dos seus estudantes são filhos de agricultores oriundos de mais de 15 municípios que integram o Compartimento da Borborema. O diretor do Centro, o professor José Félix Neto, destacou a história da EACC, desde a sua origem, em 1962, até os dias atuais. Ele fez referência aos desafios e conquistas da unidade, que começou como Ginásio Agrícola, em Campina Grande, e, posteriormente, virou colégio até se transformar na Escola Agrícola Assis Chateaubriand da UEPB.

José Félix frisou que são 61 anos de história, de muita luta e qualidade de ensino que só a UEPB proporciona, resultando na formação de profissionais com alta qualificação para o mercado de trabalho. A Escola Agrícola possui dois cursos técnicos profissionalizantes, o curso técnico em Agropecuária e técnico em Agroindústria, com mais de 150 alunos matriculados. Na graduação, o Centro oferece os cursos de Agroecologia e Agronomia.

Ainda dentro das comemorações dos 61 anos da EACC, será realizada a AGROTEC 2023, que consiste em uma mostra pedagógica da Escola Assis Chateaubriand. A edição deste ano do evento tem como tema “O clima e a produção de alimentos”, e será realizada entre os dias 7 a 9 de novembro, dentro das atividades do 3º Congresso Universitário da UEPB.

Para realizar o evento, a UEPB conta com vários parceiros, a exemplo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e Prefeitura Municipal de Lagoa Seca. O evento contará com exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, além de algumas tecnologias desenvolvidas pelas empresas parceiras, bem como a realização de palestras e minicursos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom