Câmpus V realiza evento para crianças com trissomia do 21 com a mediação de temas em Ciências Biológicas

5 de junho de 2023

Pescaria, corrida de saco, quadrilha, barraca de pipoca e algodão doce, todos esses elementos remetem a um típico arraiá junino. E neste sábado (3) foram algumas das atividades promovidas pelo projeto de extensão “Biologia: um olhar para a Trissomia do 21”, na Central de Aulas do Câmpus V, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, como parte da programação do “Arraiá da T21”.

Diferente de um arraiá tradicional, este evento busca mediar conteúdos da área de Ciências Biológicas junto ao público de crianças com Trissomia do 21 (antiga síndrome de down) e familiares. Dessa forma, durante a pescaria as crianças aprendiam noções sobre a preservação das espécies de peixes, a corrida do saco consistia em levar espécies em extinção para a floresta, a cada atividade, um conceito de ecologia e áreas afins era trabalhado.

De acordo com a coordenadora do projeto, a técnica em laboratório, Patrícia Keytth Rocha, a Trissomia do 21 é a condição genética mais comum de deficiência intelectual no mundo e ações que auxiliam a desenvolver as funções cognitivas dos indivíduos com T21 são importantes para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Nessa perspectiva foi idealizado este projeto que deve promover outros eventos com esse foco.

“O projeto ‘Biologia: um olhar para a T21’ visa a realização de eventos científicos, em datas comemorativas, para o ensino de biologia às crianças com T21 e seus familiares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Neste sentido, nós promovemos esse primeiro evento, uma manhã divertida, educativa e de interação entre os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEPB com as crianças e seus cuidadores”, avalia Patrícia.

Além da equipe envolvida no projeto, a ação contou com a participação do Projeto Universidade em Ação (PUA) e de empresas parceiras: Festas em Casa JP, Master Transfer, Crepe Perfeito e Copiadora Carvalho, além das Organizações não Governamentais Instituto Primeiro Olhar, Ame Down, Amor T21 e Anima.

Texto e fotos: Juliana Marques