Capes divulga resultado preliminar das propostas apresentadas para PIBID e Residência Pedagógica 2020

29 de abril de 2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado preliminar das propostas apresentadas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e para a Residência Pedagógica 2020. Conforme divulgação do órgão federal, as propostas apresentadas pela UEPB para os referidos programas ficaram entre as 60 melhores propostas na Residência Pedagógica e entre as 90 melhores propostas no PIBID, no País.

Na Residência Pedagógica, em nível nacional, de um total de 270 inscritos, a Universidade Estadual da Paraíba obteve a 57ª posição geral. A proposta da Instituição foi a 16ª melhor entre as instituições do Nordeste e a terceira da Paraíba. Em relação ao PIBID, que registrou 290 inscritos, a proposta apresentada pela UEPB ficou em 90º lugar nacional, 24ª posição no Nordeste e segundo lugar na Paraíba.

Em função da suspensão das atividades nas escolas de educação básica de todo o País, devido a pandemia de Covid-19, a adesão das escolas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência e na Residência Pedagógica terá um novo prazo, a ser divulgado pela Capes após o prazo final de divulgação dos resultados dos editais. Para acompanhar as notícias sobre os editais, basta acessar a página da Capes. Dúvidas sobre a habilitação de escolas podem ser esclarecidas pela equipe técnica da Capes, através de envio de e-mail para o endereço plataforma.secretarias@capes.gov.br.

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Concorrem no referido edital, os licenciandos da UEPB que estejam regularmente matriculados na primeira metade do curso.

A Residência Pedagógica é outra das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Desta forma, nesse edital concorrem licenciandos que estejam na segunda metade do curso.

Os resultados preliminares do PIBID e da Residência Pedagógica 2020 podem ser conferidos abaixo:

Texto: Tatiana Brandão