CCEA forma novos profissionais nas áreas de Administração, Computação, Física e Matemática

27 de julho de 2023

O fim de tarde no Sertão da Paraíba foi marcante para os concluintes do semestre 2023.1 do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O momento que ficará guardado para sempre na memória de formandos e formandas foi a solenidade de Colação de Grau dos estudantes dos cursos de Administração, Computação, Física e Matemática que a partir de agora se tornaram profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

A assembleia solene foi realizada no Auditório Celso Furtado, no Câmpus VII, em Patos, e foi presidida pela reitora, Celia Regina Diniz, e que ainda contou com as participações da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseza; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; do professor José Ginaldo de Sousa Farias, diretor adjunto do CCEA; além de professores e servidores técnicos administrativos do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas.

A leitura do juramento dos formandos e formandas foi feita pelo concluinte do curso de Computação, Reinaldo Juvino de Araújo. Logo após, a oradora oficial das turmas, Tamires Vilar Moisinho Ferreira, realizou seu discurso repleto de emoção abordando temas como os desafios superados por todos durante a jornada acadêmica. Ela agradeceu aos familiares por todo o apoio, aos professores pela dedicação em ensinar e à UEPB pela oportunidade de conquistar um sonho.

“Todos os momentos difíceis foram essenciais para a nossa aprendizagem e para a nossa formação profissional e pessoal. E enfrentando esse desafio de ir de encontro com a graduação, adquirimos os maiores ensinamentos e com certeza uma maior maturidade. Uma certeza que eu tenho é que o aprendizado não parou por aqui. Ele vai continuar crescendo exponencialmente. E, como diz aquela música dos Engenheiros do Hawaii, ‘Eu não vim até aqui para desistir agora’”, finalizou a oradora.

Em seguida foi o momento do discurso do paraninfo oficial das turmas, o professor Pablo Ribeiro Soares. Emocionado pela escolha de seu nome para esta solenidade, o discente destacou que sabe muito bem que esta ocasião é um momento em que formandos, familiares, amigos e a Universidade celebra a conquista de um título acadêmico. “Ser escolhido para discursar é uma grande honra, e principalmente, uma grande responsabilidade”, destacou o paraninfo aconselhando os formandos para esta nova fase de vida.

“Reinventem-se, não caiam no anacronismo. O mundo moderno, conectado, competitivo, não permitirá tal comportamento. O trabalho de vocês preencherá grande parte das suas vidas e para ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz. Espero, do fundo do meu coração, ter proporcionado um discurso que os tenha inspirado de maneira positiva e forte para os desafios que os espera nesta moderna, dinâmica e competitiva sociedade”, afirmou.

Posteriormente, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, destacou o simbolismo e o significado da data da Colação de Grau consiste em uma prestação de contas da UEPB. Somente este semestre, segundo ele, mais de 700 graduandos deverão colar grau acadêmico até em mais uma boa semeadura da Instituição. “O que, à primeira vista, pareceria ser mais um evento, idêntico a todos os anteriores, manifesta-se sempre em resignificado, singular e renovado, pois simbolicamente, por meio desta culminância, a UEPB entrega à sociedade novos profissionais qualificados e cidadãos críticos”, enfatizou.

A reitora, professora Celia Regina Diniz, não poupou elogios à conquista dos formandos e formandas do CCEA. Segundo ela, “tudo isso foi decorrente da perseverança, da resiliência que vocês tiveram ao se dedicarem aos estudos ao longo desses anos”. Celia também lembrou dos pais, demais familiares e amigos dos concluintes que também deram sua parcela de contribuição nessa conquista. Ela ainda lembrou dos professores e professoras que foram fundamentais para este momento chegar.

No final de sua fala, buscou na música a inspiração para desejar sucesso aos novos profissionais que saem do CCEA. “Vocês têm em suas mãos a capacidade de transformar o mundo. Não tenham medo de enfrentar o desconhecido, ou de ousar, correr riscos, acreditem em si mesmos. Façam como na música de Gonzaguinha: vivam a vida e não tenham a vergonha de ser feliz”, cantou a reitora.

O momento de colação do grau acadêmico foi iniciado com os formandos do curso de Administração. O coordenador, professor Odilon Avelino da Cunha, fez a conferência em Igor da Silva Araújo, que representou seus colegas. Em seguida foi a vez dos concluintes do curso de Computação, representador por José Jefferson Pires Gonçalves, que recebeu o grau de Jucélio Soares dos Santos, coordenador do curso.

Logo depois chegou a vez da conferência aos formandos e formandas do curso de Física. O coordenador, Marcelo da Silva, conferiu o grau acadêmico a Marcos André Evangelista da Costa. Por fim, o coordenador do curso de Matemática, Arlandson Matheus Silva Oliveira, conferiu o grau a Valderlan Ferreira Jacinto, que representou seus colegas de turma. Ao final, os agora formados receberam uma grande salva de palmas em reconhecimento pela conquista alcançada.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos