CCHA recebe visita do governador da Paraíba para entrega de equipamentos agrícolas e materiais de pesquisa

20 de maio de 2022

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus VI, em Catolé do Rocha, recebeu nesta quinta-feira (19) a visita do governador da Paraíba, João Azevêdo. Na oportunidade, o chefe do Executivo entregou vários equipamentos para serem investidos em pesquisas na região. Os itens serão utilizados nas atividades da Escola Agrotécnica do Cajueiro. O valor dos equipamentos, adquiridos com os recursos provenientes da descentralização orçamentária do Governo do Estado gira em torno de R$ 4 milhões.

Durante a visita, o governador, que estava acompanhado pelo secretário de Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, e pelo deputado federal Gervásio Maia, foi recebido pelo diretor do CCHA, professor Edivan da Silva Nunes Júnior, pelo professor Francisco Ademilton Vieira Damasceno, diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro; da pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Pollyana Xavier; e do pró-reitor de Gestão Administrativa, Ricardo Soares, conheceu alguns setores do Câmpus IV, a exemplo estufa onde tem a produção de alface, e alguns laboratórios que foram equipados com os recursos da descentralização.

Entre os diversos laboratórios que receberam novos equipamentos estão o de Nutrição Animal e Forragicultura, o Laboratório Tecnologia de Sementes, o Laboratório de Análise de Solos e Água, 4o Laboratório de Produção Vegetal (LAPROV) e o Laboratório de Desenho e Topografia. Dentre os investimentos em equipamentos realizados, o recém-criado Polo de Sousa também foi agraciado com modernos equipamentos, o que possibilitará a criação de um laboratório estratégico em Energias Renováveis na Instituição que servirá para o desenvolvimento do Estado.

O diretor do CCHA, professor Edivan da Silva Nunes Junior, destacou a importância dos equipamentos para o ensino e a pesquisa na região. Segundo ele, os equipamentos darão suporte a diversos laboratórios de pesquisa da Escola Agrotécnica do Cajueiro, possibilitando aos professores pesquisadores e aos estudantes cientistas do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino a realização de investigação de excelência, com potencial de publicação em revistas científicas balizadas indicadores Qualis A1 e A2.

No mês de fevereiro deste ano, o Câmpus de Catolé do Rocha já havia recebido um trator, um ônibus e equipamentos laboratoriais. O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais também recebeu equipamentos para a área agrícola, materiais e instrumentos de uso laboratorial para usos em pesquisa, extensão e sala de aula, além de um analisador de umidade, uma balança de precisão de espectrofotômetro, estufa, analisador portátil de fotossíntese, extratores de Richard, computadores desktops, notebooks, microscópio biológico binocular, destilador de água, fotômetro de chamas, lavadora ultrasônica, centrífuga, chapa aquecedora, contador de colônia digital e balança analítica de precisão.

Também foram entregues, um bloco digestor, centrífuga, mesa agitadora, moinho multiuso, bomba de pressão a vácuo, germinador de sementes, destilador de nitrogênio, bateria de sebelin, capela de exaustão de gases, além de uma série de outros equipamentos importantes para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão, que totalizam cerca de R$ 4 milhões.

Texto: Severino Lopes