CCHE forma novos profissionais em Ciências Contábeis e professores de Matemática, Português e Espanhol

25 de agosto de 2022

O hall do novo prédio do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi preenchido por dezenas de pessoas que testemunharam mais uma conquista dos discentes do Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro. A tarde desta quarta-feira (24) ficará marcada na memória dos presentes pela realização da solenidade de Colação de Grau que marcou o encerramento da graduação dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Licenciatura em Matemática, Letras (Português) e Letras (Espanhol) do semestre 2022/1.

Os novos profissionais receberam o grau acadêmico na Assembleia Solene que foi marcada pela emoção, lembranças das experiências que marcaram os formandos durante a graduação, agradecimento pelo apoio dos familiares, professores e servidores do CCHE, bem como a oportunidade que a UEPB oferece àqueles que residem no Cariri paraibano e regiões próximas de ingressar no ensino superior. A solenidade contou com a participação do diretor adjunto do Centro, professor José Humberto do Nascimento.

A leitura do juramento dos concluintes foi feita pela formanda Nivaneide Lins Moura, do curso de Letras (Espanhol). Após concluírem as palavras de retidão pela formação acadêmica, os concluintes ouviram o discurso da oradora oficial das turmas, Anny Eloysse de Araújo Ferreira, do curso de Letras (Português), que emocionou a todos com sua reflexão sobre a representatividade do momento, bem como a vitória que todos os estudantes estavam alcançando por participar deste momento.

Segundo a formanda, muitas dificuldades foram enfrentadas durante a jornada acadêmica, que os fez pensar muitas vezes em desistir. Entretanto, a força dos familiares, professores e colegas ajudaram muitos a sanar os problemas, enfrentar o cansaço e a lutar pela vitória de seguir em frente. “Desistir pode parecer uma palavra forte para se usar, mas garanto a todos, sem exagero algum, que essa palavra teve muito significado para muitos de nós. Inclusive eu, que há três anos quando dei início ao meu TCC, passei umas das maiores dores da minha vida em que quase perdi o meu filho, no mês que estava programada a minha defesa. Pensei em desistir, mas aqui estou fazendo questão de poder falar como uma vitória alcançada e um grande sonho almejado”, disse Anny Eloysse.

A emoção entre os presentes foi estendida durante o discurso do paraninfo das turmas do CCHE, o músico Dejinha de Monteiro (In memoriam), que na oportunidade foi representado pelo filho e também músico, Claudinho de Monteiro. Claudinho, que tem uma forte ligação com o Centro de Ciências Humanas e Exatas, por participar de várias atividades culturais e solenidades no Câmpus VI, não escondeu a gratidão pela homenagem ao seu pai, bem como não esqueceu do quanto Dejinha contribuiu para o fortalecimento da cultura paraibana.

“Trago aqui nosso respeito e reconhecimento à UEPB, em especial ao Câmpus VI Pinto de Monteiro, pelo extraordinário serviço prestado à sociedade monteirense, que desde sempre buscou desenvolver uma consciência sociocultural, com todos os elementos, tradições que se fazem presentes neste ambiente de crescimento coletivo e individual. Agradeço a homenagem aqui prestada a meu pai, e como ele mesmo dizia: ‘É o amor, é a paixão, e é a saudade’. Muito obrigado a todos”, destacou Claudinho.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, também se dirigiu aos formandos destacando o grande passo que todos deram ao concluírem esta etapa de formação. “Esta solenidade, além do rico simbolismo de culminância das atividades acadêmicas, rito de passagem e iniciação, apresenta também um caráter de prestação de contas à sociedade paraibana que mantém a UEPB na condição de Universidade Pública. Em face dos novos desafios busquem novas aprendizagens e teçam novos sonhos. Parabéns a todos. Multipliquem e compartilhem os saberes construídos, construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, desejou o pró-reitor.

Já a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, também destacou a vitória de todos os formandos, como também deixou sua palavra encorajadora sobre a crença na educação transformadora, a superação da Universidade Estadual durante a pandemia da covid-19, como também da luta em defesa da democracia e da ciência por todos os formandos. “Quero solicitar para que vocês se juntem a todas as pessoas que lutam por uma educação pública, gratuita e de qualidade, como também convocá-los a defender a democracia e a ciência. A desvalorização do conhecimento científico coloca em risco um grande número de projetos tecnológicos e humanitários do nosso planeta. A nossa Universidade estará sempre aberta para recebe-los. Parabéns e tenham todos muito êxito na caminhada de vocês”, afirmou a professora Celia Regina.

A parte final da solenidade foi reservada à conferência do grau acadêmico aos formandos. A concluinte Bianca Ravana Dantas de Castro, do curso de Ciências Contábeis, recebeu da coordenadora, Ilcleidene Pereira de Freitas, o grau acadêmico em nome da turma. Já Luiza Luana Brito da Silva, do curso de Letras (Espanhol) e Raíza Pereira da Silva, do curso de Letras (Português), receberam da coordenadora Maria da Conceição Almeida Teixeira, o grau acadêmico em nome dos formandos das turmas.

Os concluintes do curso de Licenciatura em Matemática foram representados na conferência do grau acadêmico por Laudenor Ferrreira de Paiva, que recebeu o grau do coordenador adjunto, Brauner Gonçalves Coutinho. Após este ato, os agora graduados do Centro de Ciências Humanas e Exatas foram agraciados com uma salva de palmas em celebração à vitória pela formação acadêmica.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos