“CCSA Mostra o que Faz” resgata história e apresenta projetos dos quatro cursos que integram o Centro

19 de novembro de 2019

O advento da era digital e a chegada dos novos recursos tecnológicos tornaram obsoletos alguns equipamentos usados por jornalistas, contadores, administradores e assistentes sociais no início de suas formações. Essas profissões tiveram que se reinventar para acompanhar a evolução do tempo e os passos da modernidade. As mudanças no mercado de trabalho e as exigências da nova era se refletiram inevitavelmente nos quatro cursos que compõem o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A 3ª edição do CCSA Mostra o que Faz, que teve início na noite desta segunda (18), está trazendo um paralelo entre o passado e o momento atual e mostrando toda a produção científica desses cursos. O “Museu Vivo”, exposto no evento, conta com peças dos anos 70, faz um resgate histórico e traduz como o mundo girou de forma veloz. Trata-se de um projeto, coordenado pela professora Ana Maria Paixão Duarte, do curso de Ciências Contábeis, que mostra aos estudantes a importância deles como futuros profissionais na sociedade e os convida a refletir sobre o progresso da ciência até os dias atuais.

O evento segue até a quarta-feira (20), no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, reunindo centenas de pessoas, entre professores e estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social e Jornalismo. Mais de 20 painéis com resumos dos projetos de pesquisa e extensão, fotos de atividades e participação dos estudantes em congressos e seminários, estão expostos no 3º andar da Central.

Para falar dessas iniciativas científicas e o seu reflexo na sociedade, uma mesa redonda foi realizada, na manhã desta terça-feira (19), com a participação das professoras Gêuda Anazile da Costa, chefe adjunta do Departamento de Administração; Moema Amélia Serpa Lopez, coordenadora do Mestrado em Serviço Social; Mônica Barros Nóbrega, representante do Departamento de Serviço Social; Ana Maria Paixão Duarte, representando a Nappes Consultoria Jr; Sandra Maria Araújo de Souza, tutora do PET Administração; e Vânia Vilama Teixeira, do Departamento de Ciências Contábeis.

Responsável pela mediação da mesa, bem como pela organização da Mostra Científica, o professor Mamadou Dieng, diretor adjunto do CCSA, disse que o objetivo do evento é apresentar os projetos e fazer uma reflexão sobre os trabalhos realizados pelos quatro cursos no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Ele destacou a qualidade dos trabalhos e o empenho dos professores.

Um dos projetos apresentados foi o desenvolvido pelo Nappes Consultoria Jr. O diretor-presidente da empresa, o estudante de Contabilidade, João Pedro, fez um relato da atividade e disse que o Nappes proporciona grande aprendizado na vida dos estudantes, que desenvolvem na empresa práticas típicas do mercado de trabalho. Formada por estudantes dos quatro cursos do CCSA, o Nappes presta serviço de consultoria e assessoria na área de gestão organizacional e desenvolve projetos empresariais voltados aos pequenos empreendedores.

Na abertura da Mostra Científica do CCSA, uma mesa redonda composta por professores e ex-professores dos quatro departamentos, a exemplo das professoras Vera Mota, Cleia Cordeiro, Marluce Delfino e Socorro Palitó, que contribuíram com a história do Centro, abordou toda a história do Centro. A solenidade de abertura foi presidida pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Geraldo Medeiros, que salientou a necessidade de se olhar para o que foi feito ao longo dos anos, com o pé no presente, mas com visão para o futuro.

Além de apresentar o que vem sendo realizado nos cursos, a Mostra Científica visa promover uma discussão sobre as potencialidades e os alcances dos projetos desenvolvidos na UEPB e a valorização histórica do CCSA. Durante os três dias de atividades, alunos e professores participarão de mesas redondas, mostras científicas e culturais e demais atividades para demonstrar o alcance das produções vivenciadas nos cursos de Jornalismo, Ciências Conttábeis, Serviço Social e Administração.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tibério Agra e Roberto Gomes