Centro de Ciências Humanas e Agrárias promove Semana de Agronomia e organiza Feira Agropecuária

13 de outubro de 2022

O agronegócio em discussão e o uso da tecnologia aplicada para melhorar a produção no campo. Estes são alguns dos temas a serem abordados pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV instalado na cidade de Catolé do Rocha, na Semana de Agronomia (SEAGRO) e na Feira Agropecuária (FEAPE). Os dois eventos serão realizados nos dias 18, 19 e 20 de outubro e contarão com a participação de produtores rurais, estudantes, técnicos, professores, pesquisadores e o público em geral. Palestras e minicursos vão marcar a atividade.

Durante os eventos serão ministradas seis palestras nas diversas áreas da agropecuária do Semiárido, abordando temas tais como reuso de água, produção de palma, alimentação de bovinos leiteiros, recuperação de solos e produção de hortaliças. Segundo o coordenador do curso de Agronomia, professor Felipe Queiroga Cartaxo, também serão ministrados 12 minicursos que terão como foco a produção, transferência de tecnologias e empreendedorismo, todos relacionados com o segmento Agropecuário. Já na Feira Agropecuária serão expostos insumos, produtos e implementos agropecuários.

A palestra de abertura terá como tema “Oportunidades e desafios no Agronegócios no Semiárido do Brasil”, e será ministrada por Mário Antônio Pereira Borba, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA). Serão debatidos ainda no evento temas como “Reuso de águas cinzas na produção vegetal”, “Tecnologia pós-colheita aplicadas em frutas e hortaliças”, e “Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas”.

O evento está sendo organizado pela Coordenação do curso de Agronomia, com o apoio das Direções do Centro de Ciências Humanas e Agrárias e da Escola Agrotécnica do Cajueiro, dos professores do Departamento de Agrárias e Exatas e dos alunos do curso de Agronomia.

Texto: Severino Lopes