Centro de Ciências Humanas e Exatas dá início às solenidades de Colação de Grau do semestre letivo 2023.1

25 de julho de 2023

A tarde desta segunda-feira (24) foi inesquecível para dezenas de então estudantes do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Monteiro. Após anos de dedicação nos estudos, cumprimento de metas e experiências acumuladas, chegou o momento de se emocionar e de sentir a sensação do dever cumprido.

Às 17h, em uma casa de recepções no município, foi realizada a solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2023.1, que colocou no mercado de trabalho novos profissionais nas áreas de Ciências Contábeis, Licenciatura em Letras (Português) e Letras (Espanhol), além da Licenciatura em Matemática.

Acompanhados de familiares e amigos, os 49 formandos e formandas prestaram o juramento seguindo as palavras da estudante do curso de Letras (Espanhol), Marisa Alves Oliveira. Logo depois foi o momento de relembrar as trajetórias, momentos de incertezas, dedicação nos estudos e a coroação da graduação com a oradora oficial das turmas, a formanda Beatriz Soares de Souza Oliveira, do curso de Matemática.

Emocionada por representar seus colegas, Beatriz destacou em seu discurso a importância do conhecimento no que diz respeito ao sentido da vida, além das dificuldades que todos passaram para conquistarem o sonho da conclusão do curso. Sem esquecer o apoio incondicional dos pais e dos professores nesse processo, a jovem agradeceu a todos e todas que sempre estiveram prontos para ajuda-los em todos os momentos. “Quero agradecer a todos que nos ajudaram a nunca desistir do nosso sonho. A partir de agora estamos prontos e preparados para nossos próximos passos”, disse.

O paraninfo das turmas concluintes do semestre 2023.1 do CCHE foi o professor e ex-diretor do Centro, Adeilson da Silva Tavares. Honrado em receber tal homenagem, o docente destinou palavras de coragem aos formandos e formandas durante boa parte do seu discurso, uma vez que, segundo ele, eles escolherem o conhecimento científico para seguirem trilhando suas vidas. Exaltando os verbos “querer”, “saber” e “poder”, Adeilson afirmou que tem a convicção que todos estão saindo da Universidade diferentes de como entraram. “Sejam gratos e gatas e carreguem consigo o bom-humor. Tragam paz e gentileza. Deem um toque humano à vida das pessoas”, destacou o homenageado.

Dando o prosseguimento à solenidade, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão da Silva, continuou destacando o momento festivo que a Colação de Grau representa, uma vez que é neste momento que a UEPB realiza sua prestação de contas com a sociedade, oferecendo ao mercado profissionais qualificados. “Muitos podem pensar que é só mais uma cerimônia de Colação de Grau, mas é nesse momento que prestamos contas à sociedade paraibana, entregando profissionais prontos para contribuírem com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

A vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes Fonseca, representou a reitora, professora Celia Reginis Diniz nesta solenidade, e fez questão de destacar o momento de felicidade que todos estavam vivenciando, uma vez que a solenidade é um instante de celebração de resultados. Ivonildes fez questão de ressaltar o poder de forma legítima que a Universidade estava conferindo aos novos profissionais, que a partir de agora irão exercer suas profissões com ética, sabedoria e humanidade. A vice-reitor ainda fez questão de lembrar o quanto é importante a caminhada que cada formando e formanda dará daqui para frente, entretanto, alertou pela necessidade de que todos continuem trabalhando juntos em prol da coletividade. “Há um ditado africano que diz: ‘se você quer ser rápido, vá sozinho. Mas, se você quer ir longe, vá em grupo’. Se orgulhem dessa Universidade e voltem para ela no futuro. Estaremos sempre de braços abertos para receber vocês”, disse.

A cerimônia do grau acadêmico foi iniciada com os formandos do curso de Ciências Contábeis. Assim, a coordenadora, professora Ilcleidene Pereira de Freitas, concedeu o grau ao estudante Diogo da Silva Romão, que representou seus colegas de turma. Posteriormente foi a vez dos estudantes dos cursos de Letras (Espanhol) e Letras (Inglês). A coordenadora, Daniely Vieira Inô, conferiu o grau para Lindaci Guimarães de Sousa, de Letras (Espanhol), e Renata Bruna Faras do Nascimento, de Letras (Português).

Em sequência, foi a vez dos formandos do curso de Licenciatura em Matemática receberem o grau acadêmico. Representando a Coordenação, o professor José Luiz Cavalcante, concedeu o grau a José Josivânio de Souza, que representou seus colegas formandos no ato. Também participou da solenidade de Colação de Grau o diretor adjunto do CCHE, professor José Humberto do Nascimento Cruz. Após a conferência do grau, todos os formandos e formandas foram saudados com uma grande salva de palmas e felicitações por todos os participantes da solenidade.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos