Centro de Humanidades forma novos profissionais da advocacia, geografia, história, línguas e pedagogia

Centro de Humanidades forma novos profissionais da advocacia, geografia, história, línguas e pedagogia
21 de dezembro de 2022

Um momento de culminância, de coroamento de uma jornada vitoriosa e de sonhos realizados. Com esse sentimento e movidos pelo desejo de perseguir novas metas e superar novos desafios, os formandos do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, localizado na cidade de Guarabira participaram da solenidade de Colação do Grau Acadêmico.

A cerimônia do semestre letivo 2022.2 foi realizada na tarde desta terça-feira (20), na casa de recepções Espaço Glamour, sob a presidência da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca. Participaram do evento ainda a diretora do Câmpus III, professora Cléoma Maria Toscano Henrique; a diretora adjunta, professora Maria de Fátima de Souza Aquino; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, além dos coordenadores dos cursos. Ao todo, 97 graduandos colaram o grau acadêmico, sendo 25 do curo de Direito, 19 de Geografia, 16 de História, nova de Letras (Português), sete de Letras (Inglês) e 21 de Pedagogia.

Aguardada com muita expectativa pelos formandos e familiares, a assembleia solene marcou o fechamento de um ciclo e término de uma caminhada de quatro anos, e ao mesmo tempo o começo de uma nova estrada com amplo horizonte a ser vislumbrado. A solenidade começou com a entrada solene da congregação de professores seguido da comissão de honra conduzindo a filha da paraninfa geral das turmas, a professora Maria Neni de Freitas.

O primeiro momento do evento foi o juramento da turma, prestado pela formanda Maria Eduarda de Oliveira Félix, do curso de História. Foi o momento dos formandos reafirmaram o seu compromisso em exercer a profissão com dignidade e ética, compartilhar as experiências dos saberes construídos, e honrar os ensinamentos recebidos na UEPB ao longo do curso. Juramento prestado, as atenções se voltaram para o discurso da oradora oficial das turmas, a formanda Leidiane dos Santos Lima, do curso de Letras (Inglês). Ela procurou expressar os sentimentos que afloraram pelos concluintes durante toda a jornada. Falou de sonhos, dificuldades, desafios e vitórias. Disse que a trajetória não foi fácil, visto que a formação acadêmica exige muito. Agradeceu à UEPB, aos professores que contribuíram pela formação, e aos familiares que se tornaram bases sólidas neste projeto vitorioso.

A missão de discursar em nome da paraninfa geral das turmas, a professora Maria Neni de Freitas, foi da filha da homenageada. Em sua mensagem, ela agradeceu a homenagem e desejou êxito aos formandos. Ela ainda enfatizou que o dia era inesquecível, especial e um momento esperado por todos. No discurso, disse ainda que a colação de grau marcava o encerramento de uma caminhada e início do tempo da colheita. Ela também enalteceu o papel da UEPB que realiza uma grande missão na Paraíba, ajudando na formação profissional e cidadã de muitos jovens.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também parabenizou os formandos pela conquista. A exemplo das demais cerimônias, ele destacou que a colação de grau era um momento de celebração, de alegria, vitórias e esperança. Ele lembrou que somente neste semestre a UEPB está devolvendo a sociedade mais de 1.100 novos profissionais formados nos oito câmpus da Instituição. “Nossa expectativa e desejo é que vocês se tornem agentes de mudança e desse modo contribuam para a transformação social a partir do lugar que cada um ocupará pessoal e profissionalmente”, destacou.

O momento mais esperado pelos formandos foi a cerimônia de conferência do grau acadêmico. Inicialmente, colaram grau os graduandos do curso de Direito. A concluinte Suennya Brunna da Silva Figueiredo, colou o grau em nome da turma, conferido pelo professor Jossano Mendes de Amorim, coordenador do curso. Em seguida, colaram grau os graduandos do curso de Geografia. A concluinte Kallyana Deise da Silva, colou o grau em nome da turma, conferido pelo chefe de Departamento, professor Leandro Paiva Rodrigues.

Depois foi a vez dos formandos do curso de História colarem o grau. O ato simbólico foi feito pelo concluinte Claudio de Brito Neto, tendo sido conferido pela professora Joedna Reis de Menezes, coordenadora do curso. Na sequência, os concluintes de Letras (Português) colaram grau. O ato simbólico foi realizado pelo formando Admir Ferreira Alves, tendo sido conferido pelo professor Willian Sampaio Lima, coordenador do curso. Posteriormente, os formandos do curso de Letras (Inglês), colaram o grau. A missão de representar a turma no ato, foi do graduando Jeferson Pedro da Silva, tendo o grau sido conferido pelo professor Willian Sampaio. Por fim foi a vez dos formandos do curso de Pedagogia colarem o grau acadêmico. O grau foi recebido pela graduanda Alana Kelly Silvado, tendo sido conferido pela professora Débora Regina Fernandes Benício, coordenadora do curso.

Depois da cerimônia de colação de grau, aconteceu o discurso da vice-reitora, Ivonildes Fonseca. Emocionada, a vice-reitora falou de lutas, resistências, igualdade e justiça social. Ela enfatizou que a cerimônia de Colação de Grau era um momento de júbilo e de renovar as forças e energias. Ivonildes que é lotada no CH, ressaltou que a UEPB é uma Universidade articulada e conectada com a realidade social.

Ela ainda enfatizou que UEPB é uma Instituição inclusiva, que busca dar respostas para os anseios da sociedade, com o prisma da justiça social. Adiante, ela observou que a Universidade avançou em várias ações que valorizam a vida. Neste sentido, reconheceu o valor das mulheres e tem atuado fortemente no enfrentamento da violência. Ela também destacou as ações afirmativas da Instituição, como a criação da política de cotas, entre outras atividades em favor da vida.

A vice-reitora também lembrou das ações voltadas para o cuidado da vida animal, o cuidado com o meio ambiente e o enfrentamento da política de agrotóxico. Ela encerrou seu discurso com o trecho de um poema de Guimarães Rosas, que destaca a importância da coragem para vencer os desafios da vida. A solenidade foi encerrada em clima festivo e com uma grande salva de palmas.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos