CEP tem recredenciamento renovado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa até o ano de 2027

13 de dezembro de 2023

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), teve aprovado seu recredenciamento junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) até o ano de 2027. A provação se deu após a tramitação junto ao Sistema CEP/CONEP, atendendo a legislação vigente e demais orientações, através do Ofício Nº 884/2023/CONEP/SECNS/DGIP/SE/MS.

A renovação ratifica o compromisso do CEP da UEPB com a pesquisa envolvendo seres humanos, graças ao trabalho colaborativo da Coordenação, Secretaria e docentes pareceristas das mais diversas áreas de conhecimento, refletindo um trabalho interdisciplinar.

Operacionalmente o CEP tem se destacado pelo célere trâmite na apreciação de protocolos, sendo o caminho possível para desenvolvimento da ciência, permitindo ainda uma compreensão ampliada da pesquisa e, portanto, da necessidade de intervenções de maior impacto e significação social. O Comitê registra o empenho quanto ao cumprimento da Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e demais normativas vigentes referentes à ética na pesquisa envolvendo seres humanos.