“Cerimônia do Jaleco” marca entrada de estudantes do curso de Enfermagem no campo de estágio

22 de abril de 2024

Um acessório de segurança e que reveste o profissional de compromisso, ética, responsabilidade e cuidado. Diante deste simbolismo, o Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou nesta sexta-feira (19) mais uma “Cerimônia do Jaleco”.

Ao todo, 17 estudantes da turma 2022.2 participaram do ato que contou com a participação da reitora Celia Regina Diniz, da professora Rosilene Santos Baptista, chefe do Departamento de Enfermagem, a professora Virginia Rossana Brito Vieira, chefe adjunta, do servidor técnico Raenilson Araújo, além dos familiares das futuras enfermeiras.

A cerimônia marcou o início da trajetória das estudantes do 4º período do curso de Enfermagem no campo de estágio, e foi realizada no auditório do Departamento de Psicologia. O mais novo instrumento de trabalho pedagógico, será usado durante as atividades de práticas laboratoriais, na Clínica Escola e nos estágios em hospitais.

A chefe do Departamento, professora Rosilene Santos Baptista, enfatizou que o ato é revestido de vários simbolismo e significado. “É o início da parte prática da enfermagem propriamente dita, porque até então elas tinham mais a teoria, a noção do básico, para depois entrar com a parte prática. Isso é um marco na caminhada acadêmica das discentes, e por isso, é prestigiado pelos familiares e Departamento também”, explicou.

Presente na cerimônia, a reitora Celia Regina Diniz enfatizou que o ato tem a representação simbólica, pois marca o início do uso do jaleco, mas também tem outros significados, representando o compromisso com o(a) paciente e a proteção de acidentes que podem ocorrer durante o exercício da profissão. “Ao mesmo tempo representa também a ética para com os pacientes. É um momento muito importante onde agora eles passam a vivenciar de forma mais ampla a questão da saúde da população”, observou a reitora, que é lotada no Departamento e também leciona no curso de Enfermagem.

Celia Regina destacou ainda que o Departamento de Enfermagem forma pessoas comprometidas e qualificadas. “Vocês terão filhos e filhas que terminarão os seus cursos e serão excelentes profissionais, que estarão prontos e prontas para enfrentar a sociedade e resolver os problemas por ela demandados”, frisou a reitora se dirigindo aos familiares dos(as) estudantes.

Símbolo do profissional de saúde, o jaleco é um equipamento de proteção individual, que significa muito mais do que biossegurança. Ele também remete ao cuidado com o paciente e a passagem para a vida profissional. O rito foi constituído por duas partes principais, sendo que inicialmente, as futuras enfermeiras receberam o jaleco dos seus respectivos padrinhos ou madrinhas, familiares escolhidos por elas para participarem da cerimônia. O momento de vestir o acessório foi emocionante.

Após todas vestirem o jaleco, as 17 estudantes prestaram juramento, confirmando suas intenções de esforço em busca da aprendizagem, disciplina pedagógica e cumprimento de suas tarefas sociais. Elas também assumiram os princípios éticos e reiteraram o compromisso e responsabilidade com a promoção da saúde humana. Esse momento foi conduzido pelo servidor técnico, Raenilson Araújo.

Representante da turma, Maria Eduarda Gomes não escondia a alegria e emoção pelo momento. Em seu discurso, ela fez um agradecimento aos professores, amigos e familiares que contribuíram para que a turma chegasse a essa fase do curso. A discente Maria Nair Sampaio Barros, classificou a cerimônia como um “divisor de águas” na caminhada acadêmica, visto que marca o ingresso no campo prático. “Sem dúvida é um momento marcante na nossa caminhada. Agora temos que, de fato, honrar o que estamos fazendo”, comentou a discente.

Uma das características de quem escolhe atuar na área da Saúde, o uso da roupa branca carrega um forte simbolismo na vida profissional daqueles que cuidam da vida de outras pessoas.

Texto e fotos: Severino Lopes