Clínica de Diagnóstico Oral retorna atendimento odontológico para pacientes assistidos pelos SUS

15 de fevereiro de 2022

A Clínica de Diagnóstico Oral da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Câmpus de Campina Grande, retomou as suas atividades atendendo aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os quais precisam da biópsia para identificar lesões na cavidade bucal.

A maioria dos pacientes é encaminhada após procurarem o serviço nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Campina Grande e por cirurgiões-dentistas que trabalham nestas unidades em municípios adjacentes. Como o semestre está reiniciando, muitos pacientes ainda não sabem que os serviços voltaram a funcionar normalmente.

Instalada dentro da Clínica Escola do Departamento de Odontologia, no Câmpus I, a unidade funciona todas as segundas-feiras, das 8h às 12h, com capacidade de realizar 12 atendimentos diários. Responsável pela Clínica, a professora Daliana Queiroga explicou que para ter acesso aos serviços, os pacientes precisam entrar em contato com a Secretaria de Clínicas da UEPB e agendar o atendimento.

Operando com alta tecnologia, o serviço é responsável por fazer o diagnóstico precoce de neoplasias malignas da cavidade bucal e desordens com potencial de malignização, além de outras doenças que podem acometer tanto a boca quanto o complexo maxilomandibular. A professora Daliana Queiroga explicou que, a partir do momento em que é feito o exame clínico, a equipe analisa se há necessidade ou não de uma biópsia para o diagnóstico histopatológico, ou se precisa encaminhar o paciente para outra especialidade odontológica ou da área médica.

Como é feito o exame clínico, normalmente esses pacientes, conforme explicou a professora Daliana Queiroga, passam a ter um prontuário da Clínica de Odontologia, e dependendo das necessidades são encaminhados para restaurações, confecção de prótese e outros serviços oferecidos na demais clínicas do Departamento de Odontologia, que também estão em funcionamento.

Texto: Severino Lopes