O Laboratório de Análises Clínicas da UEPB surge como um espaço onde o ensino tem resultado em atividades de pesquisa e ações de extensão, de modo a socializar o conhecimento acadêmico e promover o acesso de serviços laboratoriais à sociedade, beneficiando estudantes, professores e a população em geral.

Inaugurado em julho de 1977, sob coordenação do farmacêutico Afonso de Carvalho Lira, na então Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE), o LAC teve como primeiro local de funcionamento o prédio da maternidade Elpídio de Almeida. Após 12 anos, ele foi transferido para o prédio do Posto de Saúde da Bela Vista, onde permaneceu por um período aproximado de dois anos.

Já em 1994 foi transferido para o prédio do antigo DNOCS. Em 1996 passou a ser chamado “Laboratório de Análises Clínicas Professor Itan Pereira da Silva”. Atualmente está situado no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, sob coordenação da professora Zilka Nanes Lima, estando vinculado diretamente ao Departamento de Farmácia e dirigido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Local: Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 06:00 às 17:00h