Comissão de Direito e Bem-Estar Animal promove ações em prol da campanha Dezembro Verde

25 de novembro de 2022

Dezembro Verde é o nome da campanha com a temática que trata do abandono e maus-tratos contra animais. Durante o próximo mês, a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá uma série de atividades em prol dos animais. A abertura da campanha na Universidade acontece no dia 1º de dezembro.

O início da campanha terá participação da reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, e será uma das ações promovidas pela Comissão de Direito e Bem-Estar Animal, que busca conscientizar toda a sociedade no combate ao abandono e maus-tratos de animais. Na próxima quinta-feira (1º), às 9h, no Pátio da Reitoria, campus de Bodocongó, a reitora fará a abertura da campanha. A fala será transmitida pelos canais oficias de comunicação da UEPB. Comunidade acadêmica e redes locais estão convidadas a participar.

A Lei Municipal 7.145/2018 instituiu, na cidade de Campina Grande, o Dezembro Verde, mês dedicado a realização de ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais. A UEPB dá sua contribuição levando informações de cunho educacional que buscam fomentar a proteção e os direitos dos animais. A campanha Dezembro Verde na UEPB é realizada pela CDBEA e tem parceria com Ordem dos Advogados de Campina Grande (OAB/CG), Fórum Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FOMBEA/CG) e Projeto Vidas Latas.

Confira a programação da campanha:

• 03/12 (Sábado)
Local: Sinal de trânsito próximo ao Museu Digital Sesi – Centro
Ação: Blitz educativa – Teatro do abandono: exposição nos sinais de trânsito simulando abandono de animal.
Logística: Instituto Trupcando CG

• 05/12 (Segunda-feira)
Local: Auditório da Central Acadêmica Paulo Freire
Palestra: Convivência com animais comunitários nos câmpus da Universidade e a atuação da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDEBA/UEPB). Com: Camila Firmino de Azevedo e Luciana Dantas de Medeiros – CDBEA/UEPB

• 07/12 (Quarta-feira)
Local: Mini Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
Palestra: Os animais e os avanços legislativos no resguardo de seus direitos. Com: Francisco Garcia, do Núcleo de Extensão em Justiça Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (NEJA/UFPB)

• 10/12 (Sábado)
Local: Sinal de trânsito próximo ao Museu Digital Sesi – Centro
Ação: Blitz educativa – Teatro do abandono

• 17/12 (Sábado)
Horário: 16 às 19h
Local: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)
Atividades:
1. Programação cultural com abertura musical de Sócrates (Tv nordestina);
2. Animação durante todo o evento com o Instituto Trupcando CG;
3. Desfile de Cães para adoção responsável – abrigos das ONGs;
4. Atividades de saúde veterinária (Centro de Controle de Zoonoses/CG);
5. Stands com produtos pets (Pets shops, farmácia veterinária);
6. Espaço de alimentação vegana;
7. Bazar de Livros da UEPB;
8. Distribuição de mudas de plantas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande (SESUMA).

Texto: Juliana Rosas