Comissão destaca participação da comunidade acadêmica em avaliação do 2ª Congresso Universitário da UEPB
Consolidado no calendário de eventos acadêmicos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o 2ª Congresso Universitário terminou com recordes de inscritos, elevado nível de debates, qualidade nas mostras e trabalhos científicos apresentados, além da grande participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos. Durante quatro dias, o Congresso movimentou a Universidade com atividades desenvolvidas em vários espaços da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, e em outros ambientes do Câmpus I.
Com o tema “Ensino, pesquisa, extensão e cultura na UEPB: desafios e perspectivas no contexto atual”, e mais de três mil inscritos, a 2ª edição do Congresso se consolidou como um dos maiores eventos da Instituição, com a realização de palestras, mesas redondas, minicursos online e presencial, oficinas, mostras, venda de livros, apresentações culturais e exposição. Membro da Comissão Organizadora, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, fez uma avaliação positiva do evento e disse que todas as atividades superaram as expectativas.
“O Congresso deste ano foi um sucesso. Tivemos um público superior a três mil pessoas, um público bem razoável. Acho que foi um dos maiores eventos da Universidade. E sobretudo, em um momento após saímos da pandemia”, destacou o professor apontando como positivo a possibilidade que o evento proporcionou a estudantes de outros câmpus da UEPB trocarem experiências, conhecimento e saberes durante o Congresso. “A interação com estudantes dos outros câmpus foi muito positiva”, acrescentou.
O professor também destacou a qualidade dos temas abordados nos minicursos, palestras e mesas redondas dentro da proposta central do evento. Ele lembrou que todas as salas disponíveis para as atividades e os três auditórios da Central de Integração Acadêmica atingiram a capacidade máxima devido à grande procura. “Os trabalhos foram de excelente nível. Alguns de alunos, inclusive, já foram publicados e avaliados externamente e aceitos pela comunidade acadêmica. Temos trabalhos muito bons que mostram a qualidade da pesquisa na UEPB”, enfatizou.
Os desafios, o panorama atual, os indicadores e curricularização da Extensão também marcaram o Congresso. A pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa destacou que 2ª Congresso Universitário superou as expectativas com a participação de alunos de todos os câmpus nas apresentações de trabalhos, mostras de extensão, pesquisas e rodas de conversas. A interação dos palestrantes da UEPB com professores de outras instituições, também foi um aspecto avaliado como positivo pela professora Socorro Barbosa. Ela também ressaltou a integração que o evento possibilitou na missão tríplice da Universidade, observando que o ensino não acontece apenas no ambiente de sala de aula.
“Na minha avaliação, o Congresso foi um sucesso. O mais importante foi a integração que o evento proporcionou entre o Ensino, Pesquisa e a Extensão. Essa sociabilidade que existe e o protagonismo dos estudantes que participaram ativamente defendo os seus trabalhos foi um destaque”, avaliou.
Para a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o Congresso Universitário está consolidado como um dos maiores eventos da UEPB, uma vez que ele consegue mobilizar toda a comunidade universitária. A pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, destacou a participação dos estudantes nas atividades. “Para a PROGRAD foi muito bom. O Congresso Universitário foi uma experiência muito boa. Nós tivemos novas apresentações e mesas no Encontro de Iniciação à Docência e da Residência Pedagógica. Também tivemos mesas sobre Monitoria, além da oferta de alguns minicursos on-line”, avaliou.
A professora também destacou o nível das discussões sobre a Curricularização da Extensão, que, embora sejam da esfera da PROEX, também impactam na Graduação. Segundo a professora Vagada, essas discussões vão ajudar a UEPB na implementação da Extensão nos currículos dos cursos de Graduação. Vagda também ressaltou que a Comissão responsável pela organização Congresso já está trabalhando para fazer um evento ainda maior na edição de 2023, envolvendo toda a comunidade universitária.
Embora tenha sido oficialmente encerrado com a premiação dos melhores trabalhos, em todas as áreas, o evento ainda terá uma última atividade on-line na noite desta sexta-feira (11), com a 5ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, já no clima da próxima edição.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom
Você precisa fazer login para comentar.