Comissão destaca participação da comunidade acadêmica em avaliação do 2ª Congresso Universitário da UEPB

11 de novembro de 2022

Consolidado no calendário de eventos acadêmicos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o 2ª Congresso Universitário terminou com recordes de inscritos, elevado nível de debates, qualidade nas mostras e trabalhos científicos apresentados, além da grande participação de estudantes, docentes e técnico-administrativos. Durante quatro dias, o Congresso movimentou a Universidade com atividades desenvolvidas em vários espaços da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, e em outros ambientes do Câmpus I.

Com o tema “Ensino, pesquisa, extensão e cultura na UEPB: desafios e perspectivas no contexto atual”, e mais de três mil inscritos, a 2ª edição do Congresso se consolidou como um dos maiores eventos da Instituição, com a realização de palestras, mesas redondas, minicursos online e presencial, oficinas, mostras, venda de livros, apresentações culturais e exposição. Membro da Comissão Organizadora, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, fez uma avaliação positiva do evento e disse que todas as atividades superaram as expectativas.

“O Congresso deste ano foi um sucesso. Tivemos um público superior a três mil pessoas, um público bem razoável. Acho que foi um dos maiores eventos da Universidade. E sobretudo, em um momento após saímos da pandemia”, destacou o professor apontando como positivo a possibilidade que o evento proporcionou a estudantes de outros câmpus da UEPB trocarem experiências, conhecimento e saberes durante o Congresso. “A interação com estudantes dos outros câmpus foi muito positiva”, acrescentou.

O professor também destacou a qualidade dos temas abordados nos minicursos, palestras e mesas redondas dentro da proposta central do evento. Ele lembrou que todas as salas disponíveis para as atividades e os três auditórios da Central de Integração Acadêmica atingiram a capacidade máxima devido à grande procura. “Os trabalhos foram de excelente nível. Alguns de alunos, inclusive, já foram publicados e avaliados externamente e aceitos pela comunidade acadêmica. Temos trabalhos muito bons que mostram a qualidade da pesquisa na UEPB”, enfatizou.

Os desafios, o panorama atual, os indicadores e curricularização da Extensão também marcaram o Congresso. A pró-reitora de Extensão, professora Socorro Barbosa destacou que 2ª Congresso Universitário superou as expectativas com a participação de alunos de todos os câmpus nas apresentações de trabalhos, mostras de extensão, pesquisas e rodas de conversas. A interação dos palestrantes da UEPB com professores de outras instituições, também foi um aspecto avaliado como positivo pela professora Socorro Barbosa. Ela também ressaltou a integração que o evento possibilitou na missão tríplice da Universidade, observando que o ensino não acontece apenas no ambiente de sala de aula.

“Na minha avaliação, o Congresso foi um sucesso. O mais importante foi a integração que o evento proporcionou entre o Ensino, Pesquisa e a Extensão. Essa sociabilidade que existe e o protagonismo dos estudantes que participaram ativamente defendo os seus trabalhos foi um destaque”, avaliou.

Para a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o Congresso Universitário está consolidado como um dos maiores eventos da UEPB, uma vez que ele consegue mobilizar toda a comunidade universitária. A pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, destacou a participação dos estudantes nas atividades. “Para a PROGRAD foi muito bom. O Congresso Universitário foi uma experiência muito boa. Nós tivemos novas apresentações e mesas no Encontro de Iniciação à Docência e da Residência Pedagógica. Também tivemos mesas sobre Monitoria, além da oferta de alguns minicursos on-line”, avaliou.

A professora também destacou o nível das discussões sobre a Curricularização da Extensão, que, embora sejam da esfera da PROEX, também impactam na Graduação. Segundo a professora Vagada, essas discussões vão ajudar a UEPB na implementação da Extensão nos currículos dos cursos de Graduação. Vagda também ressaltou que a Comissão responsável pela organização Congresso já está trabalhando para fazer um evento ainda maior na edição de 2023, envolvendo toda a comunidade universitária.

Embora tenha sido oficialmente encerrado com a premiação dos melhores trabalhos, em todas as áreas, o evento ainda terá uma última atividade on-line na noite desta sexta-feira (11), com a 5ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, já no clima da próxima edição.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom