Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional se reúne com Diretores de Centro de Ensino

9 de setembro de 2021

A Comissão Geral do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEP) esteve reunida de forma remota com os diretores dos Centros de Ensino da Instituição. No encontro, realizado nesta quarta-feira (8), a Comissão apresentou aos diretores a metodologia de elaboração do PDI e como será a participação dos Centros na terceira etapa do processo.

Nesta terceira etapa, os Centros analisarão o PDI e acrescentarão, caso necessário, as especificidades de cada espaço. Para a pró-reitoria de Planejamento da UEPB, Pollyanna Xavier e membro da Comissão Geral, a importância deste momento é o contato direto dos representantes de Centro com os usuários da atividade-fim da UEPB. “Eles são o elo entre o Centro e suas respectivas comunidades, acadêmicas e locais. A participação deles nesta etapa de definição é fundamental, pois traz as especificidades de cada área de conhecimento e lugares onde estão os Centros.

Anteriormente, na primeira etapa, a Comissão Geral fez um diagnóstico do PDI anterior com o objetivo de identificar demandas regulares e que poderão compor as ações do próximo plano. A partir deste diagnóstico, foi criado uma minuta de ações e metas em cinco grandes dimensões: ensino, pesquisa e pós-graduação, extensão e cultura, administração geral e estrutura geral.

Na etapa seguinte, a minuta foi repassada para as estruturas administrativas, como as pró-reitorias e coordenadorias, para análise das ações contidas no PDI anterior, com complemento de informações ou retirada de algum ponto. Ao final, foi elaborado o primeiro modelo do PDI. Após esse processo, o documento ficará disponível na página da PROPLAN para consulta pública, para ao fim, seguir para apreciação do Conselho Universitário (Consuni).

O PDI atual, aprovado em 2016 com validade até 2022 será substituído por este, em fase de elaboração, com previsão de vigência de 2022 a 2025. Segundo Pollyanna, uma das principais mudanças previstas para o próximo documento será a o maior monitoramento de eficiência, com avaliações anuais previstas.

Estiveram presentes na última reunião: Pollyanna Xavier, pró-reitora de planejamento; Francisco Jaime, pró-reitor de pós graduação e pesquisa; Eli Brandão, pró-reitor de Graduação; Ivan Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento; e Marcelo Batista, assessor da pró-reitoria de planejamento (PROPLAN), representando a Comissão Geral. Os diretores de Centro presentes eram: Carolina Coeli Rodrigues, do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA); Cleber Salimon, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA); Cléoma Maria Toscano, do Centro de Humanidades (CH); Edivan da Silva Nunes, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA); Geraldo Medeiros Júnior Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); João Hugo Baracuy, do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS); José Arlindo de Aguiar, do Centro de Educação (CEDUC); José Félix de Brito Neto, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA); Laplace Guedes, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Lucila Gabriella Maciel, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA); Maria de Fátima de Souza, vice-diretora do CH; Nícia Stellita da Cruz, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Maria Isabelle Silva, Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); e Roger Ruben Huaman, Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE).

Texto: Juliana Rosas
Foto: Reprodução Sala Virtual