Comitê Contingência covid-19 e CIAST atualizam protocolo de biossegurança para atividades presencias

11 de abril de 2022

Com o retorno das atividades administrativas presenciais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta segunda-feira (11), e a volta das aulas teóricas presenciais marcadas para o próximo 25 de abril, o Comitê de Contingência e Crise covid-19 e a Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), se reuniram com os gestores das pró-reitorias da Instituição para repassar de forma os procedimentos necessários para o retorno seguro.

A reunião, coordenada pela professora Nadja Maria da Silva Oliveira, presidente do Comitê, aconteceu no auditório da Biblioteca Central e fez parte da agenda de atividades elaboradas para garantir o retorno presencial seguro tanto das atividades acadêmicas como administrativas. Durante a reunião foi enfatizado que mesmo com o decreto estadual que desobrigou o uso de máscara, a recomendação da UEPB é que a comunidade universitária permaneça usando o item de segurança nos locais abertos e fechados.

Assim, as placas com a frase “Obrigatório o uso de máscara”, afixadas em vários setores da Instituição, serão substituídas por “Recomendado o uso de máscara”. “Por conta do decreto a gente não pode mais tornar a máscara obrigatório, mas estamos recomendando”, observou a professora Nadja, lembrando que a Sociedade Brasileira de Infectologia e as autoridades sanitárias têm insistido para a permanência do uso da máscara como forma de prevenção da transmissão de ouras doenças. O uso de álcool em gel e a higienização das mãos na UEPB também foram reforçados pela professora Nadja.

A reunião também serviu para o Comitê apresentar uma atualização dos protocolos de biossegurança dentro do panorama de convivência com a covid-19. O documento consiste em um instrumento que compõe uma série de normatizações internas, com o foco no retorno das atividades presenciais na Instituição, contendo orientações para ações de precaução, prevenção de perigos de contágio do vírus, objetivando a manutenção de um ambiente seguro para toda a comunidade da UEPB.

Diante dos pró-reitores e pró-reitoras, os representantes do Comitê e da CIAST também reforçaram a importância da vacinação e do controle da vacinação na UEPB por meio do Conecta covid-UEPB. A professora Nadja enfatizou que a imunização é meio eficaz e cientificamente comprovado para combater a covid-19. Conforme enfatizou a professora Nadja, o Comitê junto a CIAST está realizando desde o início do mês uma agenda de visitas e reuniões técnicas em todos os Centros, pró-reitorias e lugares da Universidade para esclarecer e sanar dúvidas sobre os protocolos de retorno e ouvir os gestores também sobre suas necessidades, especificidades e sugestões.

“São reuniões técnicas explicando como será a logística de retorno das atividades presenciais acadêmicas e presenciais. É uma explicação mais detalhada sobre a atualização dos protocolos, mas também uma escuta dos setores”, explicou a professora Nadja.

A representante dos técnicos na CIAST, Juliana Grangeiro, explicou que além das reuniões, os dois órgãos estão realizando no período da tarde um treinamento on-line com os técnicos administrativos e docentes da Instituição, conforme o calendário distribuído para os responsáveis. Ela também enfatizou a necessidade de todos preencherem o formulário Conecta covid-UEPB. Por ser um instrumento de envio de cartão de vacina, o formulário também é um canal que possibilita aos professores, técnicos e estudantes monitorarem o quadro de imunização por parte da comunidade, bem como verificar as pessoas que não puderam tomar a vacina por questões médicas.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Luan Gomes