Comitê de Contingência e Crise Covid-19 publica nota informativa com orientações quanto ao uso de máscaras

13 de abril de 2022

O Comitê de Contingência e Crise Covid-19 e a gestão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicaram nesta quarta-feira (13) uma nota informativa sobre o uso de máscaras no ambiente institucional. Segundo o comunicado, em conformidade com o decreto estadual nº 42.388 e o posicionamento da Sociedade Brasileira de Infectologia, é recomendada, fortemente, a continuidade na utilização de máscaras como medida de proteção individual para indivíduos sintomáticos, com sintomas gripais, ou pessoas que estejam potencialmente em contato com transmissores, como profissionais da saúde, servidores com serviço de atendimento ao público e familiares de pessoas sintomáticas. 

A normativa recomenda, ainda, a manutenção no uso de máscaras para imunossuprimidos e não vacinados contra covid-19 ou pessoas que não tenham recebido as três doses de vacina. 

O Comitê também reforça a necessidade de esquema vacinal completo, bem como a lavagem das mãos com sabão e o uso de álcool 70%, para que possamos ter segurança no retorno presencial das atividades acadêmicas da UEPB.  

Retorno das atividades presenciais

Com o retorno das aulas teóricas presenciais previsto para o dia 25 de abril, o Comitê de Contingência e Crise Covid-19 e a gestão da UEPB providenciaram a adoção de várias medidas para um retorno seguro para estudantes, professores e técnicos administrativos. As recomendações estão reunidas num manual de procedimentos publicado no dia 14 de abril. No documento também estão contidas informações sobre o Formulário Conecta CovidUEPB, bem como orientações sobre vacinação, distanciamento social, higiene pessoal, monitoramento das condições de saúde, entre outras.

O manual também traz destaque sobre a necessidade do preenchimento de uma lista de itens a serem verificados para o retorno seguro das atividades acadêmicas e administrativas na UEPB, disponibilizado neste endereço eletrônico (https://forms.gle/M2qoJgFJCT2aYHNr9), dentre outras orientações necessárias para o retorno seguro das aulas teóricas presenciais na Instituição. A Portaria 13/2022 – Reitoria (https://transparencia.uepb.edu.br/administrativo/atos-administrativos/) possibilitou a atualização do protocolo de retorno gradual das atividades teóricas presenciais na Universidade.

Para mais informações ou dúvidas sobre o assunto, enviar e-mail para o Comitê de Contingência e Crise Covid-19 pelo endereço: comite.covid19@setor.uepb.edu.br, ou ligar para o Setor Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) através do número: (83) 3315-3445. Já para baixar o manual de procedimentos necessários para o retorno das atividades presenciais acadêmicas e administrativas na UEPB, clique AQUI (https://transparencia.uepb.edu.br/administrativo/atos-administrativos/).