Comitê de Contingência e Crise da Universidade Estadual promove ações de prevenção e mitigação da covid-19

26 de agosto de 2022

O Comitê de Contingência e Crise de covid-19 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inicia, nesta segunda-feira (29), uma série de ações como parte da programação na Instituição no que se refere à prevenção e mitigação do novo Coronavírus. A primeira atividade marca o início do semestre letivo 2022.2 para professores, estudantes e técnicos administrativos, a fim de promover um retorno seguro para toda a comunidade universitária.

Em parceria com o setor de Saúde do Trabalhador e de Serviço Social da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), além das secretarias de Saúde dos municípios em que a UEPB possui câmpus universitário, será organizado um mutirão de vacinação para servidores e estudantes durante toda a manhã. No Câmpus I, a vacinação será realizada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também no hall do Departamento de Psicologia. Para receber a vacina é necessário apenas que os servidores e estudantes estejam com o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

Nos demais câmpus da UEPB a vacinação acontecerá em área determinada pela Direção de Centro. O Comitê de Contingência e Crise reforça a importância de que todos os membros da comunidade universitária estejam com esquema vacinal completo para que seja possível manter um ambiente seguro para toda comunidade da UEPB.

As ações continuam na terça-feira (30), a partir das 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), quando ocorrerá o lançamento do e-book “Procedimentos necessários para um retorno seguro das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na UEPB”. A obra é fruto do trabalho do Comitê, em conjunto com outros setores da Instituição, a fim de proporcionar orientações para ações de precaução, prevenção de perigos, redução de riscos ou eliminação do perigo ao contágio da covid-19.

Pesquisa e testagem covid-19
Como parte das ações do Programa Continuar Cuidando Educação, promovido pelo Governo da Paraíba, será realizado durante os dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro, nos câmpus I, II, III, V, VI, VII e VIII da UEPB, a pesquisa e testagem para avaliar cenário da covid-19 na Instituição. Esta amostragem funcionará como um inquérito sorológico a partir de uma ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), em parceria com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba.

O objetivo do inquérito é avaliar como está a situação da pandemia da covid-19 no ambiente educacional de todas as regiões de educação da Paraíba. Nesta fase, a Universidade Estadual será avaliada, de modo que os seus resultados possam servir de base para tomada de decisões futuras por partes dos gestores.

Participarão da pesquisa docentes e discentes que foram sorteados previamente. Estes, também responderão perguntas de interesse para o inquérito. No Câmpus I, o inquérito sorológico será realizado na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e no hall do Departamento de Psicologia, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. As listagens dos discentes e docentes sorteados dos câmpus indicados podem ser acessadas neste link.

Texto: Givaldo Cavalcanti