Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova calendário acadêmico do período letivo 2021.2

17 de setembro de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião remota ordinária realizada por videoconferência na manhã desta sexta-feira (17) e presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, o calendário acadêmico do período letivo 2021.2. Como tem acontecido nos últimos meses, a reunião foi transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube.

A proposta, encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) teve como relatora a professora Milena Barbosa de Melo. O calendário acadêmico aprovado prevê a realização de 87 dias letivos, na perspectiva de avançar na regularização desse calendário. Ele segue os mesmos preceitos do semestre anterior, com aulas síncronas e assíncronas, conforme a Resolução/UEPB/Consepe/007/2021, e períodos de formação pedagógica para professores da Instituição, matrículas on-line, trancamento, reajuste, dispensa de componentes curriculares, mudanças de turno, avaliações, transferências, reposições, colação de grau e prazo para registro das atividades docentes.

O início do período 2021.2 será em 22 de novembro e o término 13 de abril de 2022. O período de reajuste de matrícula será na primeira semana de aula (de 22 a 26 de novembro). No parecer a conselheira Milena Barbosa destacou que desde março de 2020 a UEPB vem realizado esforços no sentido de avaliar periodicamente a atual situação da crise sanitária, e mesmo com as atividades presenciais suspensas, neste período adverso, manteve em funcionamento as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Ela enfatizou, ainda, que a proposta garante a realização de todas as atividades que são essenciais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento do período letivo, e observa o período de exceção vivenciado pela pandemia da Covid-19. “Compreendo o interesse da UEPB em cumprir suas atividades acadêmicas, mesmo com os desafios decorrentes deste problema social com a educação”, destacou.

A pró-reitora adjunta Graduação, professora Vagda Rocha, explicou que a data de início das aulas está relacionada à data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). No que se refere aos feriados municipais, em conformidade com o calendário administrativo da UEPB serão dias não letivos para os Cursos dos câmpus dos respectivos municípios.

Especialização
O Consepe também aprovou a abertura da segunda turma do Curso de Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica, no Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Instituição, localizado em Guarabira. A relatora da proposta, professora Maria da Conceição Almeida, argumentou em seu parecer que com a abertura desse novo curso a UEPB pretende dar continuidade à política de consolidação da pós-graduação desenvolvida pela Instituição em seus câmpus.

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, destinadas para egressos do curso de Letras Português ou Inglês do CH/UEPB. A primeira turma foi composta por 40 alunos. O curso visa oferecer formação continuada e de qualidade para os egressos de Letras, com aspectos teóricos e metodológicos que subsidiem um ensino diferenciado na Educação Básica na Paraíba e em regiões circunvizinhas.

A segunda turma da Especialização será realizada de forma remota, devido à adaptação que os cursos de graduação e de pós-graduação da UEPB sofreram em decorrência da pandemia da Covid-19. As aulas serão realizadas pela plataforma Google Meet ou outra que for disponibilizada pela Instituição. As inscrições para o processo seletivo referente ao preenchimento da turma acontecem de 20 a 30 de setembro.

A seleção está marcada para o período de 4 a 15 de outubro e as matrículas nos dias 25 a 29 do mesmo mês. O curso terá duração de 1 ano, com as disciplinas distribuídas em três módulos. O início das aulas está previsto para 16 de novembro, com término em 16 de novembro de 2022. Na mesma reunião o Consepe aprovou a proposta da PROGRAD do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso de Tecnologia em Energias Renováveis Tecnólogo.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB