Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão decide sobre calendários dos semestres letivos 2022.2 e 2023.1

1 de novembro de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu, extraordinariamente, na tarde desta terça-feira (1º), em sala virtual, para discutir sobre alterações do calendário de aulas do semestre letivo 2022.2 e ratificar as datas para o calendário acadêmico 2023.1. Foi decidido que haverá mais seis dias letivos no semestre corrente e, em 2023, as aulas se iniciam em 1º de março.

Em virtude de aulas que não puderam acontecer neste semestre devido a feriados, pontos facultativos não planejados e pausas devido ao calendário eleitoral, vários professores se reuniram em Conselhos de Centro e apresentaram demandas que chegaram como propostas para o Consepe. A proposição era que o período letivo fosse estendido para tentar minimizar os dias perdidos.

A partir disso, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) trouxe ao Conselho uma sugestão de mudança, apresentada pelo pró-reitor, professor Eli Brandão. Após discussões, a proposta aprovada foi a que acrescentou seis dias letivos ao calendário 2022.2. A mudança, contudo, não alterou os dias previstos para as solenidades de Colação de Grau. As alterações definitivas, com dias para entrega de notas e período de matrícula serão distribuídas por meio de circular para as Coordenações de curso e, em breve, divulgadas na página da PROGRAD.

A proposta de calendário 2023.1 também foi apresentada pelo professor Eli Brandão. O semestre letivo será iniciado em 1º de março de 2023, com os docentes retornando das férias em 16 de fevereiro para planejamento acadêmico.

Texto: Juliana Rosas