Conselho de Orçamento Participativo aprova proposta orçamentária para 2023 da Universidade Estadual da Paraíba

8 de julho de 2022

Em reunião on-line realizada nesta sexta-feira (8), o Conselho de Orçamento Participativo (COP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou a proposta orçamentária para o ano de 2023 da Instituição, elaborada pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A pró-reitora Pollyanna Xavier apresentou um valor total do orçamento de R$ 378.675.485,37, valor que representa um reajuste de cerca de 10% em relação ao orçamento programado para 2022.

Após o debate entre os membros do COP, foi indicado que o orçamento contemplasse também a previsão de um reajuste salarial de acordo com o IPCA projetado para 2022, sugestão que foi acatada pela PROPLAN, que por sua vez fará os cálculos para a definição do novo valor total da proposta orçamentária, antes que ela seja levada ao Conselho Universitário (Consuni).

Durante a reunião, presidida pelo professor Geraldo Medeiros, os conselheiros destacaram, entre outros pontos, a necessidade da realização de concursos para docentes, do pagamento das progressões funcionais dos servidores e a importância da ampliação das políticas de apoio à pesquisa e das políticas assistenciais para os estudantes, demandas que foram previstas pela proposta apresentada.

Ao fim da reunião, o Conselho aprovou por unanimidade a proposta orçamentária, com o acréscimo do reajuste salarial.