Conselho Universitário aprova novo PDI com metas e planejamento para os próximos quatro anos na UEPB

29 de julho de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já tem um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A proposta do PDI foi aprovada por maioria absoluta pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião extraordinária realizada on-line, na manhã desta sexta-feira (29), sob a presidência da reitora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca e demais conselheiros. Trata-se de um documento amplo, com princípios institucionais, que versa sobre diversos temas, com prioridades e metas em torno da Universidade que temos, somos e queremos para o futuro.

Relatado pelos professores Geraldo Medeiros Júnior e Cleber Ibraim Salimon, o PDI norteará as ações da UEPB que devem vigorar no quadriênio 2022/2025, além de refletir o conjunto das demandas da comunidade universitária. A proposta foi amplamente discutida, tendo sido elaborada após detalhada consulta pública em todos os setores da Instituição.

Antes de ser submetido à apreciação no Consuni, o PDI passou por vários estágios voltados à estruturação do documento final, tendo recebido propostas e contribuições de diretores de Centro, chefes de Departamento, coordenadores de curso e outros segmentos da Universidade, caracterizando um intenso diálogo foi feito para a construção do documento.

Já na abertura da reunião, o professor Geraldo Medeiros fez questão de destacar a honra que foi ter sido escolhido para relatar o PDI, visto que se trata de uma proposta de grande relevância sobre o pensar da Instituição para os próximos quatro anos. Ele lembrou que todo o trabalho foi realizado em sintonia com a Comissão instituída para elaborá-lo, e que teve à frente a pró-reitora de Planejamento, Pollyanna Xavier, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Ivan Barbosa, o técnico administrativo, Marcelo Ricardo Batista, e os professores Eli Brandão e Francisco Jayme, respectivamente, pró-reitores de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa.

O professor Geraldo lembrou que a discussão do PDI não se esgota com a aprovação no Consuni, mas está aberto à comunidade para novas contribuições. Segundo ele, trata-se de um documento de toda a Universidade. “Sem dúvida este é o melhor PDI da história da UEPB”, enfatizou. O parecer foi lido pelo professor Cleber Ibraim, que também destacou a relevância do documento. O relatório destaca que a transparência tem sido uma das marcas da gestão da UEPB.

Conforme o documento, o fato de ter ouvido as demandas da comunidade universitária, o documento representa muito mais os anseios existentes para o futuro da UEPB. Neste diagnóstico são colocadas questões, a exemplo da atualização do calendário acadêmico, a adequação financeiro-orçamentária da Instituição, os métodos, técnicas e processos de governanças, como itens importantes para se traçar o futuro da Instituição.

O planejamento de todo o trabalho foi dividido em cinco dimensões e contempla, o Ensino, Pesquisa, Inovação, Extensão e Cultura. As questões sobre o Ensino foram as que tiveram maior nível de detalhamento, sendo composta de onze objetivos, cada um com suas respectivas metas e ações globais. No parecer, os dois relatores destacaram que a proposta representa um importante avanço para o planejamento institucional da Universidade Estadual da Paraíba, acrescentando que as metas e ações representam os interesses dos diferentes segmentos que fazem parte da Universidade. “Talvez não tenha havido outro PDI que refletisse tanto o conjunto das demandas da comunidade acadêmica”, destacou o relatório.

Antes da votação, alguns membros da Comissão fizeram uso da palavra e relataram como foi a experiência de trabalhar na elaboração do documento. O professor Francisco Jaime lembrou que o documento foi feito com base nas informações recebidas da comunidade universitária. Já o professor Eli Brandão ressaltou que o plano consiste em uma carta de consultas aberta para avaliação contínua, mantendo o que está dando certo e reformulando os pontos que precisam de ajustes. Após a aprovação, a reitora Célia Regina Diniz destacou o esforço, dedicação e empenho da comissão e dos dois relatores. Ela enfatizou que o PDI é um importante instrumento de avaliação e planejamento da Instituição para os próximos anos.

“Agora cabe a nós fazer o acompanhamento deste documento, realizar as oficinas que foram sugeridas, criar uma Comissão para fazer todo esse trabalho, verificar as metas que estão sendo cumpridas e fazer a avaliação anual”, afirmou a reitora. Já a vice-reitora Ivonildes Fonseca, ressaltou que além da parte pragmática, o PDI consiste em um documento de valor histórico que ficará para a posteridade com destaques para todas as áreas da UEPB.

Para ter acesso ao Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2025) da UEPB, acesse o site da PROPLAN.

Texto: Severino Lopes