Conselho Universitário escolhe composição das Comissões Eleitoral e Técnica da eleição para a Reitoria

29 de abril de 2024

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (29), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deliberou sobre a proposta de composição das Comissões Eleitoral e Técnica para consulta aos cargos da Reitoria da Instituição.

O conselheiro Ricardo Soares da Silva foi relator do processo encaminhado pela Secretaria dos Conselhos Superiores (SODS) com a proposta de composição das Comissões Eleitoral e Técnica para consulta eleitoral à comunidade acadêmica para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), do quadriênio 2024-2028.

Em seu parecer favorável sobre a composição, o professor Ricardo citou as resoluções sobre o número de membros da Comissão Eleitoral, que deve ser composta por docentes, discentes e técnicos administrativos, entre titulares e suplentes. Entre os membros titulares, deve haver um presidente e um secretário.

Entre as atividades da Comissão Eleitoral, estão: elaborar e propor as normas complementares para o processo eleitoral, receber requerimentos e decidir sobre homologação de inscrições de candidatos, coordenar o processo eleitoral, organizar debate, quando possível, entre os(as) candidatos(as) inscritos(as) e a comunidade, proclamar e publicar os resultados da consulta e enviá-los aos órgãos competentes para homologação.

Sobre a Comissão Técnica, o relator afirmou que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) deve indicar os nomes de três servidores que darão suporte à Comissão Eleitoral para o que precisarem, especialmente, incumbindo-se de cadastrar candidaturas e promover suporte em relação ao sistema de votação on-line Helios Voting.

Após deliberação e votação, foram apresentados os nomes da Comissão Eleitoral. Entre os docentes estão os professores Adeilson Tavares (titular/presidente); Mary Dayane Souza (titular), Sérgio Cabral (suplente). Entre os técnicos administrativos estão: Fernando Borges (titular), Felipe Pereira (titular/secretário); e Érika Oliveira. Entre os discentes, constam os estudantes Denisa Matias (titular) e Rodolfo Clemente (suplente).

Texto: Juliana Rosas