Conselho Universitário homologa concurso público para docentes da Universidade Estadual da Paraíba

22 de dezembro de 2022

Depois de três reuniões, mais de 15 horas de trabalho e todos os recursos analisados de forma minuciosa e detalhada, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) homologou, por unanimidade, o concurso público para docente da instituição.

A reunião, presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, e demais conselheiros, foi realizada on-line, com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube. O concurso, regulamentado pelo Edital nº 001/2022, foi homologado após se esgotar o julgamento de todos os recursos impetrados por alguns candidatos. Com a homologação, a UEPB começará 2023 com mais professores da Instituição em diversas áreas de conhecimento.

Ao todo, 29 bancas foram homologadas para um total de 41 candidatos aprovados e classificados. Neste processo, quatro bancas foram anuladas, e duas encontram-se sub judice, além de uma com pedido de vistas, totalizando sete bancas não homologadas para nove vagas a serem homologadas em 2023.

A reitora Celia Regina parabenizou a Comissão pelo trabalho que conferiu credibilidade ao certame. Ela também agradeceu a todos os conselheiros do Consuni, destacou o empenho e esforço de todos os envolvidos na análise dos recursos.

Ela lembrou ainda que os conselheiros e conselheiras realizam diversas outras atividades de sala de aula e pesquisa, e mesmo assim se debruçaram durante horas de trabalho para analisar os recursos, o que exigiu dedicação intensa.

“Eu não tenho palavras para agradecer à Camissão. Foi um trabalho gigante. Teremos agora muitas áreas de professores e professoras ingressando na Instituição a partir de fevereiro, conforme o cronograma. Sei que foi um trabalho cansativo e que exigiu muito”, agradeceu.

Integrante da Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística, professor Ricardo Soares, também agradeceu aos membros da bancas, da Comissão e a todos os conselheiros. “A nossa satisfação aos conselheiros pela seriedade. Todos cumpriram os seus deveres com esclarecimentos muito importantes. Vocês foram fundamentais para dar credibilidade a esse certame”, disse.

O mesmo agradecimento também foi feito pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, que disse que UEPB concluiu a sua missão de forma democrática e com a demonstração de defesa do ensino público de qualidade. Ela também parabenizou a todos pelo empenho.

Depois da aprovação e homologação, a próxima etapa será a publicação do certame na página oficial da UEPB e no Diário Oficial do Estado (DOE). Posteriormente, a Comissão definirá o calendário das próximas atividades e a posse dos aprovados previsto para fevereiro.

Ao todo, o certame ofereceu 50 vagas para o quadro efetivo de docentes da Instituição, portadores dos títulos de mestre e doutores. Foram 1.734 pessoas inscritas no concurso, sendo 1.273 inscrições homologadas para 36 áreas de concorrência.

As vagas foram oferecidas para as áreas de Enfermagem, Administração, Letras e Artes (Espanhol), Letras e Artes (Inglês), Direito, Educação, Ciência Agrárias e Exatas, Letras e Humanidades, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Ciências da Computação, Física, Odontologia e Engenharia Civil.

Todos os cargos têm regime de trabalho T-40. A remuneração inicial para as vagas do certame varia de acordo com a titulação. Para o cargo de professor(a) mestre(a) a remuneração é de R$ 6.353,38; enquanto para professor(a) doutor(a) o salário é de R$ 8.338,82

Conforme o edital, das 50 vagas, 37 foram para ampla concorrência, 10 para candidatos pretos ou pardos e três para pessoas com deficiência. Os novos professores devem atuar nos Câmpus de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro, Patos e Araruna.

O Concurso terá validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial do Estado da Paraíba, podendo ser prorrogado por igual período, e a nomeação se dará em conformidade com a ordem de classificação.

Texto: Severino Lopes
Foto: Juliana Rosas