Consepe aprova Especialização em Gestão e Produção Cultural e currículo do curso de Ciências Biológicas

22 de abril de 2024

O Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (SECULT), foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UEPB. A reunião ordinária do mês de abril do Consepe aconteceu de forma remota, na tarde desta segunda-feira (22) e transmitida pelos canais oficiais da Instituição.

Na reunião, presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com presença da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, conselheiros deliberaram sobre distintos processos e demandas recorrentes da Universidade. Primeiramente, foi discutido o processo do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), que encaminhou proposta de Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Câmpus IV da UEPB, em Catolé do Rocha.

O processo teve relatoria da conselheira Nadja Maria da Silva Oliveira, que apresentou parecer favorável e recomendou a aprovação do PPC do curso após atendidas as recomendações sugeridas pela equipe técnica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), cujo parecer técnico foi anexado ao processo.

O Conselho Universitário (Consuni), no mês de março, já havia aprovado a criação do curso de Ciências Biológicas no Câmpus de Catolé do Rocha. Restava ao Consepe aprovar o seu PPC. O parecer da professora Nadja foi aprovado por unanimidade.

Nova especialização
Em seguida, a conselheira Maria da Conceição Almeida foi a relatora do processo encaminhado pela Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (Proead), com proposta de PPC do Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural, em parceria com a SECULT.

O curso de pós-graduação em Gestão e Produção Cultural é fruto de parceria entre UEPB e SECULT, sob a coordenação institucional do gestor da Coordenadoria de Comunicação (Codecom), Hipólito de Sousa Lucena. O curso contempla a área de conhecimento “Cultura” e linha de pesquisa “Economia Criativa, Políticas Públicas e Cultura”.

A professora Maria da Conceição Almeida relatou que o curso atende a uma necessidade emergente do atual cenário cultural e aos critérios estabelecidos pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), sendo seu parecer favorável à aprovação do projeto.

A especialização terá carga horária de 360 horas/aula, na modalidade a distância, sendo oferecidas 150 vagas. O público-alvo são pessoas com diploma de graduação em nível superior, em área direta ou afim e que atuem na gestão, produção, execução e/ou divulgação de eventos artísticos e culturais do setor público.

Muitos conselheiros usaram a palavra para elogiar e comemorar a proposta, sua relevância para a UEPB e para a cultura estadual. “A UEPB, com a criação do Curso EAD em Especialização em Gestão e Produção Cultural, se destacará em âmbito nacional em atender essa grande demanda profissional dos gestores do campo cultural. A Procult acompanha de perto esse debate em âmbito local, regional e nacional. A UEPB coroa a cultura como protagonismo fundamental na educação e na tecnologia”, comentou o professor José Cristovão de Andrade, pró-reitor de Cultura da UEPB, reiterando que a Procult estará presente na execução deste projeto de qualificação profissional.

Além de conselheiros do Consepe, representantes de áreas artísticas e culturais e da SECULT estiveram presentes à reunião, igualmente celebrando o projeto. Após deliberação, o PPC do Curso de Especialização em Gestão e Produção Cultural foi aprovado por unanimidade.

Texto: Juliana Rosas