Consepe atualiza proposta de retorno das atividades práticas presenciais na Universidade Estadual da Paraíba
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião remota realizada por videoconferência na manhã desta sexta-feira (15) e presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a Resolução que atualiza as normas para a realização de atividade acadêmicas presenciais e não presenciais durante o período excepcional decorrente da pandemia da Covid-19.
A proposta, apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e relatada pelo pró-reitor, Eli Brandão, é para o calendário 2021/2. Com a decisão, todos os componentes práticos da UEPB estão autorizados a retornar presencialmente, enquanto os componentes teóricos permanecem de forma remota. Desde o mês de agosto a UEPB retornou às atividades práticas para os cursos da área de Saúde, seguindo rigoroso o protocolo de biossegurança.
Antes do debate sobre o retorno gradual das atividades, a reitora Célia Regina parabenizou todos os professores e professoras da UEPB pelo transcurso do seu dia neste 15 de outubro. Ao parabenizar a todos, a reitora destacou a sublime e maravilhosa missão dos professores de educar, com uma educação humanizada, inclusiva e libertadora. Célia Regina enfatizou que durante a pandemia, os professores da Instituição aceitaram o desafio de se reinventar e continuar oferecendo uma educação com muita excelência, mestria e qualidade, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, cultura e inovação. “A minha gratidão a todos os professores e professoras que têm a maravilhosa missão de educar”, parabenizou a reitora.
A vice-reitora da Instituição, Ivonildes Fonseca, também parabenizou todos os professores e professoras e disse que a data é motivo de alegria e orgulho para todos os educadores, especialmente os da UEPB.
Em relação à Resolução, a proposta de retomada das atividades práticas na Instituição está condicionada à exigência de vacinação. Ou seja, para executar os componentes práticos e estágios supervisionados, é necessário que os estudantes, técnicos e professores tenham tomado as duas doses ou a dose única da vacina. Em dezembro, o Consepe voltará a se reunir para discutir como será o ano de 2022, levando em consideração o avanço da vacinação, bem como os novos decretos com medidas mais flexíveis e o cenário da pandemia. O retorno gradual também passa pela adequação aos espaços físicos da Instituição, bem como a possibilidade do retorno do ensino híbrido.
Ao fazer a exibição do seu relatório, o professor Eli Brandão apresentou dados de pesquisas que defendiam períodos diferentes para o retorno das aulas de forma teórica e prática conjuntamente, sempre levando em conta o avanço da vacinação, os decretos estadual e municipal, além do cenário da pandemia e as exigências de biossegurança.
Em seu parecer, o professor Eli enfatizou que a construção da minuta foi feita de forma coletiva, sendo que no primeiro momento ela, foi discutida e construída no âmbito da Coordenação de Ensino Superior da PROGRAD, contando com a colaboração do Comitê de Contingência e Crise Covid-19 da UEPB.e da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), e, posteriormente, com o todos os Centros.
“De um modo geral, a presente minuta representa uma atualização da resolução 007/2021, atualmente em vigor, acolhendo algumas sugestões que foram encaminhadas pelos setores acadêmicos”, destacou. O professor Eli ainda disse que a recomendação nesse momento tem sido de prudência de todos, visto que a pandemia ainda não acabou. “Essa discussão deve ser intensificada na elaboração do calendário de 2022, em dezembro. Ressaltando que já estamos com o retorno prático desde abril, e a partir de dezembro temos permissão para o retorno com força máxima para e todos os componentes curriculares”, observou.
Após a apresentação do professor Eli Brandão, as estudantes Ana Beatriz, de Relações Internacionais, do Câmpus V e integrante do Movimento Correnteza; e Naira Cordeiro, do curso de Jornalismo, do Câmpus I, apresentaram resultados de duas pesquisas realizadas junto à comunidade acadêmica da UEPB. A primeira pesquisa tratou de avaliar o ensino remoto na UEPB e apresentou dados da vacinação entre os discentes da Instituição, além da consulta sobre o retorno seguro das aulas. A segunda pesquisa mostrou o resultado de um formulário em que os estudantes opinaram sobre o retorno das atividades, levando em conta os grupos de risco. A maioria dos participantes indicou que ainda não é o momento de retornar às atividades presenciais em sua plenitude.
Com base nas discussões, a reitora Célia Regina Diniz detalhou o esforço da gestão para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica desde o início da pandemia. Ela lembrou que a UEPB manteve todos os auxílios, a exemplo do Auxílio Conectividade, e as bolsas manutenção para que os estudantes não ficassem prejudicados. A professora ainda observou que a Universidade já vem trabalhando para garantir o retorno gradual das atividades. Nesse sentido, todas as ações desenvolvidas de forma prática passam pela exigência do cumprimento das medidas de biossegurança.
A reitora também lembrou que a CIAST e o Comitê de Contingência e Crise Covid-19, instalado no início da pandemia, têm trabalhado exaustivamente na Instituição para encontrar soluções para esse problema de crise sanitária. “A Universidade está preocupada sim com a segurança, e tem feito todas as ações para que os alunos retornem de forma segura. Fizemos mudanças drásticas para garantir a segurança do estudante, do professor e dos técnicos”, observou.
Já a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca lembrou que ainda estamos vivendo sobre o fenômeno em que algumas pessoas estão se recusando a tomar a vacina, o que faz necessária a exigência do passaporte da vacinação. Após o debate, a proposta foi aprovada, ficando acertado um novo debate sobre o tema para o mês de dezembro.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB
Você precisa fazer login para comentar.