Consepe atualiza proposta de retorno das atividades práticas presenciais na Universidade Estadual da Paraíba

Consepe atualiza proposta de retorno das atividades práticas presenciais na Universidade Estadual da Paraíba
15 de outubro de 2021

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião remota realizada por videoconferência na manhã desta sexta-feira (15) e presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a Resolução que atualiza as normas para a realização de atividade acadêmicas presenciais e não presenciais durante o período excepcional decorrente da pandemia da Covid-19.

A proposta, apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e relatada pelo pró-reitor, Eli Brandão, é para o calendário 2021/2. Com a decisão, todos os componentes práticos da UEPB estão autorizados a retornar presencialmente, enquanto os componentes teóricos permanecem de forma remota. Desde o mês de agosto a UEPB retornou às atividades práticas para os cursos da área de Saúde, seguindo rigoroso o protocolo de biossegurança.

Antes do debate sobre o retorno gradual das atividades, a reitora Célia Regina parabenizou todos os professores e professoras da UEPB pelo transcurso do seu dia neste 15 de outubro. Ao parabenizar a todos, a reitora destacou a sublime e maravilhosa missão dos professores de educar, com uma educação humanizada, inclusiva e libertadora. Célia Regina enfatizou que durante a pandemia, os professores da Instituição aceitaram o desafio de se reinventar e continuar oferecendo uma educação com muita excelência, mestria e qualidade, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, cultura e inovação. “A minha gratidão a todos os professores e professoras que têm a maravilhosa missão de educar”, parabenizou a reitora.

A vice-reitora da Instituição, Ivonildes Fonseca, também parabenizou todos os professores e professoras e disse que a data é motivo de alegria e orgulho para todos os educadores, especialmente os da UEPB.

Em relação à Resolução, a proposta de retomada das atividades práticas na Instituição está condicionada à exigência de vacinação. Ou seja, para executar os componentes práticos e estágios supervisionados, é necessário que os estudantes, técnicos e professores tenham tomado as duas doses ou a dose única da vacina. Em dezembro, o Consepe voltará a se reunir para discutir como será o ano de 2022, levando em consideração o avanço da vacinação, bem como os novos decretos com medidas mais flexíveis e o cenário da pandemia. O retorno gradual também passa pela adequação aos espaços físicos da Instituição, bem como a possibilidade do retorno do ensino híbrido.

Ao fazer a exibição do seu relatório, o professor Eli Brandão apresentou dados de pesquisas que defendiam períodos diferentes para o retorno das aulas de forma teórica e prática conjuntamente, sempre levando em conta o avanço da vacinação, os decretos estadual e municipal, além do cenário da pandemia e as exigências de biossegurança.

Em seu parecer, o professor Eli enfatizou que a construção da minuta foi feita de forma coletiva, sendo que no primeiro momento ela, foi discutida e construída no âmbito da Coordenação de Ensino Superior da PROGRAD, contando com a colaboração do Comitê de Contingência e Crise Covid-19 da UEPB.e da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), e, posteriormente, com o todos os Centros.

“De um modo geral, a presente minuta representa uma atualização da resolução 007/2021, atualmente em vigor, acolhendo algumas sugestões que foram encaminhadas pelos setores acadêmicos”, destacou. O professor Eli ainda disse que a recomendação nesse momento tem sido de prudência de todos, visto que a pandemia ainda não acabou. “Essa discussão deve ser intensificada na elaboração do calendário de 2022, em dezembro. Ressaltando que já estamos com o retorno prático desde abril, e a partir de dezembro temos permissão para o retorno com força máxima para e todos os componentes curriculares”, observou.

Após a apresentação do professor Eli Brandão, as estudantes Ana Beatriz, de Relações Internacionais, do Câmpus V e integrante do Movimento Correnteza; e Naira Cordeiro, do curso de Jornalismo, do Câmpus I, apresentaram resultados de duas pesquisas realizadas junto à comunidade acadêmica da UEPB. A primeira pesquisa tratou de avaliar o ensino remoto na UEPB e apresentou dados da vacinação entre os discentes da Instituição, além da consulta sobre o retorno seguro das aulas. A segunda pesquisa mostrou o resultado de um formulário em que os estudantes opinaram sobre o retorno das atividades, levando em conta os grupos de risco. A maioria dos participantes indicou que ainda não é o momento de retornar às atividades presenciais em sua plenitude.

Com base nas discussões, a reitora Célia Regina Diniz detalhou o esforço da gestão para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica desde o início da pandemia. Ela lembrou que a UEPB manteve todos os auxílios, a exemplo do Auxílio Conectividade, e as bolsas manutenção para que os estudantes não ficassem prejudicados. A professora ainda observou que a Universidade já vem trabalhando para garantir o retorno gradual das atividades. Nesse sentido, todas as ações desenvolvidas de forma prática passam pela exigência do cumprimento das medidas de biossegurança.

A reitora também lembrou que a CIAST e o Comitê de Contingência e Crise Covid-19, instalado no início da pandemia, têm trabalhado exaustivamente na Instituição para encontrar soluções para esse problema de crise sanitária. “A Universidade está preocupada sim com a segurança, e tem feito todas as ações para que os alunos retornem de forma segura. Fizemos mudanças drásticas para garantir a segurança do estudante, do professor e dos técnicos”, observou.

Já a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca lembrou que ainda estamos vivendo sobre o fenômeno em que algumas pessoas estão se recusando a tomar a vacina, o que faz necessária a exigência do passaporte da vacinação. Após o debate, a proposta foi aprovada, ficando acertado um novo debate sobre o tema para o mês de dezembro.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB