Consuni aprova calendário administrativo e resolução do NUCLI da Coordenadoria de Relações Internacionais

24 de fevereiro de 2022

A primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aconteceu na manhã desta quinta-feira (24). Na ocasião, foram aprovados o calendário administrativo para o exercício 2022 e a resolução do Núcleo de Línguas (NUCLI) da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI). As ações irão, respectivamente, dar mais transparência ao cronograma de atividades da UEPB e ao seu processo de internacionalização e visibilidade internacional.

O conselheiro Ricardo Soares fez a relatoria do processo da Secretaria dos Conselhos Superiores (SODS) que encaminhou minuta de calendário administrativo para o exercício 2022. O professor Ricardo, também pró-reitor de Gestão Administrativa, leu seu relatório, atentando-se aos pontos mais relevantes e mudanças realizadas em relação ao calendário anterior.

No atual cronograma, constam feriados nacionais, estaduais e municipais de todas as cidades onde a UEPB possui câmpus, pontos facultativos, datas de reuniões ordinárias dos Conselhos Superiores e data de verificação de disponibilidade orçamentária, entre outros. O conselheiro pontuou a modificação de datas para início e fim do período de solicitação de bens e serviços à Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), que constam agora no primeiro semestre. Deste modo, afirma que a PROAD se alinha ao calendário do governo estadual, facilitando, assim, a execução e aprovação de pedidos.

O relator deu parecer favorável ao processo e a reitora demonstrou seu contentamento com a relatoria do calendário, uma vez que este apresenta não somente efemérides usuais, mas inclusão de datas sobre ações e funcionamento da Universidade, a exemplo das reuniões e datas limite para pedido e execução de despesas, que o relator anexou ao processo. “É uma ótima inclusão. Vai subsidiar setores para saber quando pedir determinados bens e serviços”, disse a professora Célia Regina Diniz, reitora da UEPB. Após discussão, o calendário foi posto em votação e aprovado pelo Consuni.

Em seguida, foi feita a apreciação do processo encaminhado pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), com proposta de alterações na RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/0226/2017, que trata do Núcleo de Línguas da Coordenadoria de Relações Internacionais (NUCLI). Primeiramente, foram apresentadas as modificações feitas após pedido de vista da conselheira Pollyanna Xavier, realizadas a fim de aperfeiçoar o documento da proposição e adequá-lo a normas e nomenclaturas vigentes na UEPB. Em seguida, a conselheira Ana Lúcia Vendel fez a relatoria do processo, foi favorável às alterações propostas e à aprovação do encaminhamento.

A proposta trata de um programa de fortalecimento da política de internacionalização e apoio aos discentes, fato apontado pelo coordenador de Relações Internacionais, professor Claudio Lucena, durante as discussões. Ele relatou que a UEPB é uma instituição de impacto acadêmico certificada pelas Nações Unidas (ONU) e a aprovação de uma resolução é fundamental a fim de manter certificados do tipo, poder atender demandas de tradução de documentos e ampliar a internacionalização de maneira geral. Por fim, a proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário.

A reunião do Consuni foi realizada via videoconferência e transmitida ao vivo por canais oficiais da UEPB.

Texto: Juliana Rosas