Consuni aprova de criação de novo curso de Especialização e proposta de abertura de vagas para professor visitante

22 de dezembro de 2021

Em última reunião do ano de 2021, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou a criação do Curso de Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios e proposta de chamada pública interna de abertura de vagas para professor visitante. A reunião ordinária ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), transmitida ao vivo pela Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora da Instituição, Célia Regina Diniz, e teve a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca.

A apreciação da proposta de criação do Curso de Especialização em Contabilidade e Gestão de Negócios teve relatoria do conselheiro Silvânio de Andrade, que deu parecer favorável e apontou que a proposta havia obedecido todos os trâmites legais, passado por outras instâncias normativas dentro da Universidade. Os Departamentos de Administração e Ciências Contábeis foram os proponentes da especialização em questão. Após discussão, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes.

A última pauta apreciou proposta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) junto aos Programas de Pós-Graduação da Instituição com chamada pública interna de abertura de vagas para Professor Visitante, tendo o conselheiro Cleber Ibraim Salimon como relator. O professor Cleber apresentou parecer favorável, considerando, entre outros, que um edital para professor visitante tende a fortalecer os programas de graduação e de pós-graduação, especialmente, e que estes possuem um papel central na captação de recursos para a UEPB.

Bem como a vinda de pesquisadores qualificados e com produção de excelência tendem a elevar o nível dos programas de pós-graduação, podendo, consequentemente, aumentar sua nota e conceito junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e órgãos do tipo. Após deliberação, a proposta foi aprovada por unanimidade.

A professora Célia Regina Diniz encerrou o último encontro do ano relatando que o Conselho se reuniu 15 vezes em 2021, sendo 11 reuniões ordinárias e quatro extraordinárias. Ao fim, aproveitou para desejar um Natal feliz a todos, e que no ano vindouro a pandemia seja debelada e que traga paz e saúde.

Texto: Juliana Rosas