Consuni homologa edital, calendário e cronograma da consulta eleitoral para Reitoria da Universidade Estadual

9 de maio de 2024

Em reunião ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (9), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) homologou a proposta da Comissão Eleitoral referente ao edital, calendário eleitoral, cronograma, uso do Sistema Helios Voting e normas complementares para o processo de consulta para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no quadriênio 2024-2028.

Na reunião, realizada on-line com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca, foram votados e aprovados por unanimidade três documentos que vão reger a consulta eleitoral na Instituição. A consulta está marcada para o dia 13 de junho. A leitura dos documentos, sendo eles, o edital, juntamente com o calendário eleitoral e o cronograma do sistema, foi feita pelo professor Adeilson Tavares, presidente da Comissão.

A reunião contou também com a participação do servidor Carlos Alberto Chaves Júnior, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação e presidente da Comissão Técnica. Conforme prevê o calendário aprovado, o período de inscrição de chapas será de 10 a 23 de maio por meio de e-mail da Comissão Eleitoral. O dia 13 de maio está reservado para a disponibilização das consultas ao banco de dados, já validadas, que irão compor a lista de votantes. Ao longo do processo eleitoral estão programados dois testes.

No dia 24 de maio está programada a publicação na página oficial da UEPB da relação dos candidatos inscritos e homologados. A apuração e divulgação dos resultados será no mesmo dia após o término da votação, a partir das 21h. Pelo calendário aprovado, no dia 17 de junho acontece o encaminhamento do relatório conclusivo da Consulta ao Consuni.

A Comissão, conforme destacou o presidente, convidará a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e o Ministério Público Estadual para atuarem como observadores externos durante todo o processo eleitoral. Por questão de segurança da informação, e com devido respaldo técnico, a Comissão Eleitoral ressaltou que é necessário que todos os eleitores possuam uma conta de e-mail institucional para a participação na consulta.

Todas as informações sobre a consulta eleitoral, poderão ser encontradas no site oficial das eleições.

Texto: Severino Lopes